PS defende polo universitário dedicado ao turismo no Porto Santo
O presidente do PS-Madeira defendeu, hoje, a criação de um polo universitário dedicado ao turismo na ilha do Porto Santo.
Sérgio Gonçalves, que dedicou este sábado a iniciativas de contacto com a população na ‘ilha dourada’, apontou que o turismo constitui o principal sector de aatividade económica da Região Autónoma da Madeira (RAM), mas considerou que o mesmo tem de ser olhado também de forma inovadora. Neste sentido, afirmou que deve ser aproveitado o potencial existente para, por exemplo, trabalhar soluções de qualificação dos madeirenses e porto-santenses e criar um polo universitário no Porto Santo dedicado ao turismo. Algo que, explicou, pode ser desenvolvido em parceria com a Universidade da Madeira, aproveitando também o facto de o destino Porto Santo sofrer de uma sazonalidade crónica que é inversa à sazonalidade académica.
“Isto significa que nós podemos utilizar infra-estruturas existentes na ilha do Porto Santo, em particular as infra-estruturas hoteleiras, muitas delas encerradas nos períodos de época baixa e de inverno, para servir também este polo universitário”, referiu o líder dos socialistas madeirenses, acrescentando que este organismo permitiria aos jovens da Região, mas também de outros pontos, estudarem no Porto Santo, garantiria a criação de postos de trabalho qualificados e bem remunerados – incluindo funcionários do polo e professores universitários – e contribuiria para a fixação de mais população na ilha. Dessa forma, sublinhou, seria possível “servir o nosso principal sector de actividade naquela que é uma das suas grandes lacunas, que é o trabalho qualificado”.
Conforme sustentou Sérgio Gonçalves, “é quase inacreditável que, passados quase dois séculos de tradição turística na Região e passadas muitas décadas em que poderíamos ter formação e uma escola dedicada ao turismo de excelência e de referência a nível europeu, nunca se tenha conseguido desenvolver isso na RAM".
“É importante usarmos as infra-estruturas existentes, as oportunidades que estão à mão de semear aqui na ilha do Porto Santo, descentralizar a actividade e pensar o nosso futuro de forma inovadora e com visão estratégica. É por isso que o PS defende a criação de um polo universitário dedicado ao turismo na ilha do Porto Santo e trabalharemos para que isso seja uma realidade quando formos Governo na RAM”, rematou.