Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira já chegou a 300 pessoas
A Secretaria Regional de Inclusão Social e Cidadania promoveu, esta sexta-feira, na Câmara Municipal de Santa Cruz, mais uma sessão do ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’. Com esta sessão são já seis os concelhos percorridos (Funchal, Câmara de Lobos, Porto Santo, Ribeira Brava e Ponta do Sol), abrangendo até à data um total de 300 munícipes.
"Contribuir para a formação financeira dos consumidores madeirenses e porto-santenses, proporcionar ferramentas para responder de forma correcta a situações do quotidiano que envolvam decisões financeiras" é o objectivo deste programa, cujos destinatários são a comunidade em geral.
Com uma plateia composta pelos munícipes do concelho de Santa Cruz, a secretária regional, Rita Andrade, aproveitou a ocasião para agradecer à vice-Presidente da Câmara Municipal local, Élia Ascensão, pela "forma acolhedora como recebeu toda a sua equipa", disponibilizando ainda os seus serviços para alargar esta iniciativa a mais espaços.
Através da escolas, por exemplo, este programa constitui-se como "uma forma de chegar ainda mais longe no acesso a informação sobre atitudes financeiras elementares, hábitos de poupança e o desenvolvimento de comportamentos preventivos.
O ‘Programa Regional de Educação e Inclusão Financeira 2023-2025’', que irá percorrer os 11 concelhos da região, conta com a parceria de três supervisores financeiros: Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. A formação fica a cargo dos técnicos da Direcção Regional da Cidadania e dos Assuntos Sociais que receberam, para o efeito, formação financeira especializada proporcionada pelos referidos supervisores.