Regionais 2023 Madeira

MPT espera que novo estatuto dos bombeiros contemple uniformidade das carreiras

None

O MPT espera que o novo estatuto dos bombeiro,  prometido em Agosto de 2022, contemple a uniformidade de carreiras. Em causa está a equiparação dos bombeiros voluntários a bombeiros sapadores, em termos de ordenado. 

O MPT volta a defender que "para trabalho igual, salário semelhante, especialmente se a formação for equivalente. Esta situação não se passa nos Bombeiros. Existem duas carreiras Bombeiros Sapadores (os bombeiros municipais foram equiparados a sapadores), e os bombeiros assalariados com contrato individual de trabalho das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários Mistas (vulgo, Bombeiros Voluntários). Os bombeiros de todo o tipo têm as mesmas tarefas, e praticamente as mesmas formações".

Numa nota enviada à imprensa, o partido indica que "os Bombeiros Voluntários recebem na última posição do primeiro escalão (i.e., com mais de 30 anos de serviço) cerca de 843 euros". "Um trabalhador na posição equivalente nos bombeiros sapadores recebe 1412 euros. Os bombeiros sapadores têm direito a subsídio de turno, os voluntários não. Esta situação é injusta: deve haver uma só carreira de bombeiro, e os subsídios devem ser semelhantes", explica.