Exposição de fotografia inaugura 'Fábrica de Prazeres'
Vladislav Bejder, da companhia ‘bolomacaco’, faz renascer antiga fábrica no concelho da Calheta, agora como espaço cultural
Mostra 'O Hawaii e a Madeira', do fotógrafo da National Geographic Stefan Nimmesgern, poderá ser visitada até 18 de Agosto
A 'Fábrica de Prazeres', uma fábrica carregada de história – localizada na Estrada das Eiras, na freguesia que lhe dá o nome (no município da Calheta) – abriu hoje, pela primeira vez, as portas aos visitantes, com a inauguração da exposição 'O Hawaii e a Madeira'.
Num ambiente descontraído – onde não faltou a música, com instrumentos tradicionais – os responsáveis da Oficina de Ideias das Terras do Oeste e do ‘bolomacaco’, deram a conhecer a mostra da autoria de Stefan Nimmesgern.
As imagens foram captadas, no Hawaii, em Outubro de 2022, pela lente do fotógrafo da National Geographic e pretendem "celebrar e sublinhar as similaridades e as diferenças entre a Madeira e o Hawaii".
"Numa combinação com o ritmo da Madeira e de factos relevantes que acreditamos que a ‘brutalidade’ das imagens serão um deleite para quem as olha", salienta uma nota da organização.
A exposição poderá ser visitada, de forma gratuita, de quarta-feira a domingo, no horário das 12 às 19 horas, até 18 de Agosto.
Vladislav Bejder, primeiro responsável da companhia ‘bolomacaco’, é o criador e impulsionador da 'Fábrica de Prazeres', trazendo à antiga fábrica o renascer do espaço através desta exposição.
Numa área de 1.200 m2, os espaços foram criados para "a criatividade, inovação, teatro, em disciplina entre as actividades, numa infinita possibilidade entre a concepção e o design", assumindo-se como "uma mais-valia para os Prazeres, Calheta, e a Região Autónoma da Madeira".
Três áreas estão a ser transformadas em paredes de performance num espaço multi versátil, sem nunca perder de vista a arquitectura do edifício histórico.