Cinco freguesias da Madeira ainda sem 5G
Na mais recente análise à "instalação de estações de base 5G no território nacional no final do 2.º trimestre de 2023",a ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, revela que "em termos de progressão, é de notar que o número de estações 5G" era, no final do período (Junho) "de 7.831, representando um crescimento de 12%, estando presentes em todos os concelhos e em 59% das freguesias". Da leitura do mapa disponibilizado, conclui-se que há cinco freguesias da Região Autónoma que ainda não estão cobertas por esta tecnologia.
Achadas da Cruz, Ribeira da Janela, Ilha, Tabua e Água de Pena não estão servidos por nenhum dos três operadores no mercado, garante ANACOM, seja a NOS (que é a que está mais espalhada), seja da MEO, seja da Vodafone.
"Após o início da oferta comercial e da instalação das primeiras estações de base associadas à 5.ª geração de redes móveis, no final do ano de 2021, importa avaliar regularmente (trimestralmente) o desenvolvimento que está a ser observado na implementação destas redes de comunicações móveis de última geração", justifica a divulgação destes dados.
Assim, resumindo:
- O número de estações de base 5G[1] instaladas teve um acréscimo de 12%, correspondendo a 839 novas estações, num total de 7831 estações;
- Todos os concelhos já têm estações de base 5G instaladas;
- O número de freguesias em que existem estações 5G cresceu em 7% (abrangendo 59% das freguesias), das quais:
- - freguesias de Baixa Densidade com estações 5G (mais 13%), correspondendo a 428 novas estações,
- - freguesias nas Regiões Autónomas com estações 5G (mais 5%), com mais 7 novas estações.
Refira-se que uma "estação de base 5G é caracterizada como sendo uma estação de radiocomunicações com pelo menos um equipamento emissor na tecnologia móvel 5G e situada numa determinada localização geográfica", define a ANACOM.
"A NOS mantém-se como o operador que até à presente data instalou mais estações de base, sendo seguida pela Vodafone e pela MEO", especifica. "No que respeita à variação do número de estações instaladas face ao trimestre anterior, a NOS cresceu 10% (+348 estações), a Vodafone 13% (+318 estações) e a MEO 15% (+173 estações)".
Aliás, acrescenta, "a NOS é o operador que, tomando como referência o final do 2.º trimestre, tem instalado um maior número de estações de base 5G, num total de 3.725 estações (48%), seguindo-se a Vodafone com 2.769 estações (35%) e a MEO com 1.337 estações (17%)".
Ora, "de acordo com a informação reportada à ANACOM, o número de estações de base instaladas no território nacional com tecnologia 5G ascendia a 7.831 estações, distribuídas por 308 concelhos (100% dos concelhos no país) e por 1.833 freguesias (59% das freguesias no país)". E acrescenta: "Quanto à densidade de estações de base 5G em Portugal, apurou-se que no final do 2.º trimestre de 2023 esta é em média de aproximadamente uma estação por cada 12 km2, tendo a densidade aumentado em relação ao último trimestre, o que evidencia o crescimento da rede 5G em Portugal. Este valor é muito variável ao longo do território, verificando-se que, ao longo da faixa litoral ocidental, principalmente entre Viana do Castelo e Setúbal, e da faixa litoral meridional (Algarve), a concentração do número de estações atinge valores superiores à média nacional." No caso da Madeira, é no Funchal que estão mais concentradas estas estações.
"Verifica-se ainda que as zonas onde a densidade de estações é superior, correspondem também àquelas onde a densidade populacional é mais elevada ou onde existe uma sazonalidade do número de habitantes", conferindo com o caso da capital madeirense onde vivem 4 em cada 10 madeirenses, trabalham uma percentagem muito maior e, ainda, concentra grande parte dos visitantes, nomeadamente turistas.
Diz a ANACOM que "em termos de dispersão territorial das estações de base 5G, por municípios, a MEO é o operador que apresenta estações de base 5G num maior número de concelhos, 304, seguindo-se a NOS com a presença em 276 concelhos e a Vodafone em 268 concelhos". E frisa: "Dos 308 concelhos que constituem o país e onde existem estações associadas à tecnologia 5G, 263 concelhos dispõem de estações de base instaladas por três operadores (MEO, NOS e Vodafone). Em relação ao trimestre passado, são mais 36 concelhos que contam com a presença de todos os operadores com estações 5G instaladas. Com esse aumento, o número de concelhos que dispõem de estações de base instaladas por dois operadores desce para 14, menos 28 em relação ao trimestre anterior, e reduz-se para 31 o número de concelhos que apenas dispõem de estações de base instaladas por um único operador, menos 5 se comparado com o primeiro trimestre de 2023. Observa-se, assim, um aumento da representatividade dos três operadores ao nível dos concelhos."
No que toca às freguesias, "a área total das freguesias onde não existem estações 5G representa 33% do território nacional e, de acordo com o Censos 2021, corresponde a cerca de 10% da população nacional", notando-se, conforme a ANACOM tem vindo a explicitar, "uma freguesia poderá não ter qualquer estação instalada, mas ainda assim o seu território poderá dispor de determinada área coberta por uma estação de base instalada numa freguesia contígua", o que deverá ser o caso das cinco freguesias referidas na Madeira.
"Note-se que, se for tomado como referência o sistema hierárquico de divisão do território em regiões NUTS III, verifica-se que para as unidades administrativas Douro, Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Médio Tejo, Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral e Baixo Alentejo, o número de estações de base 5G continua a ser significativamente menor do que aquele que existe nas restantes regiões do país", exemplifica.
"No caso das freguesias das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, a proporção daquelas que dispõem de estações 5G é de 72% (152 freguesias), existindo 58 freguesias destas regiões sem qualquer estação 5G instalada". Pelos mapas das ilhas, tendo em conta que a Madeira tem 54 de 11 concelhos e os Açores 156 freguesias de 19 concelhos, conclui-se que a grande maioria destas estão localizadas na região autónoma vizinha, com 53 das 58 freguesias sem qualquer estação 5G. São, ao todo, 210 freguesias nos dois arquipélagos, comum total de 517 estações instaladas, à média de 3,4 estação por freguesia com estação.
Esta aparente discrepância de números é justificada. Diz a ANACOM que, "apesar desta evolução, caso se considere o número total de estações existentes (2G, 3G, 4G e 5G), considerando cada tecnologia separadamente, observa-se que a NOS é o operador com maior número de estações, com um total de 17.227 estações (36%). A MEO detém um total de 15.787 estações (33%), e a Vodafone detém um total de 14.645 estações instaladas (31%)". E conclui: "Note-se que muitas das estações de 2G, 3G, 4G e 5G de cada operador estão localizadas num mesmo local, pelo que importa analisar o número total de locais em que cada operador possui estações. Assim, observa-se que a Vodafone tem estações em 5093 locais, a MEO em 5077 locais e a NOS em 4847 locais."