Madeira

Inglês quis criar reserva animal na Madeira há 25 anos

Neste ‘Canal Memória’, consulte as edições de 1998 e de 2000

None

Chamar-se-ia ‘Omega Park’ e pretendia acolher animais selvagens em vias de extinção. O projecto era de um cidadão inglês, mas acabou por não se concretizar.

Na edição de 28 de Julho de 1998, o DIÁRIO dava conta deste projecto pensado para ser instalado na zona da Choupana e que tinha a Madeira como localização devido “ao clima favorável e ao bom potencial turístico”.

“Não serão mantidas espécies perigosas e todos os animais serão criados em cativeiro”, explicava o representante do projecto há 25 anos. Este espaço deveria dar emprego a 12 pessoas, 10 das quais seriam recrutadas localmente, sendo que estaria também direccionado para a Educação ambiental, principalmente junto dos mais novos.

A verdade é que o ‘Omega Park’ existe mesmo. No entanto fica localizado bem longe da Madeira: no Canadá. Nele pode encontrar animais selvagens como raposas e veados, mas também ursos e renas. O parque permite que se façam caminhadas e há aulas dedicadas às crianças.

Feriado regional para inauguração do aeroporto

O Governo Regional decretou, a 27 de Julho de 2000, que no dia 15 de Setembro seria feriado regional. Na edição do dia seguinte, o nosso matutino dava conta desta decisão, tomada em Conselho de Governo. Por se tratar de “uma data histórica”, o executivo madeirense deliberou esta ‘folga’ para que os madeirenses fossem assistir ao grande espectáculo preparado para a inauguração da nova pista.

No entanto, já era certo que, apesar da inauguração em meados de Setembro, a pista iria funcionar de forma condicionada, pelo menos, até Outubro. Em causa estavam trabalhos de conclusão de trabalhos de menos relevo na pista. Por isso, durante uns tempos o aeroporto apenas poderia estar aberto entre as 8h e as 00 horas, sendo que no restante período iriam então decorrer as obras.