Town Hall
Trata-se de um programa televisivo produzido pela CNN internacional e replicado agora em Portugal. Fico a perguntar-me se tal formato poderia acontecer por aqui.
Por exemplo, em períodos eleitorais. Inquirindo as candidaturas dos diversos partidos. Não se ficando pelos líderes que acartam sempre com as responsabilidades e levam os outros escondidos atrás de listas muito úteis para esse efeito. De três a cinco de cada candidatura para termos uma noção mais colectiva do que o eleitor está a escolher e em quem está a votar. Em programas televisivos separados para cada agremiação partidária.
Cada emissão com os perguntadores escolhidos de entre a sociedade civil tal como acontece no programa original.
Geraria expectativa saber pela positiva, já que se candidatam a governar, o que pensam fazer em termos de autonomia. Se deverá ser evolutiva como se julga conveniente e útil ou se contemplativa e dependente dos humores do senhorio central.
E que programa cada um apresenta para garantir o crescimento da Região e a progressiva melhoria do nível de vida dos madeirenses. Também, a opinião sobre questões actuais, tais como, a diversificação da economia, a independência e a eficiência energética, a habitação, a ajuda à classe média face à espiral inflacionista, entre outras.
Teria impacto, suscitaria curiosidade, esclareceria melhor o eleitor, elevaria a transmissão comunicacional e apresentaria os candidatos de corpo inteiro e com perspectiva de conjunto. E causaria algum nervoso miudinho, com o consequente aumento de responsabilidades de mais gente neste período de grandes decisões. O problema estará nas pressões para não fazer e na capacidade e vontade que teria a RTP-Madeira.