Madeira

Festa do Monte leva 80 mil euros mas não terá fogo-de-artifício

None

Os fogo-de-artifício não será presença nas festas do Monte a 14 e 15 de Agosto, apesar de o Largo da Fonte estar mais despido de árvores ornamentais. Esta é uma das principais novidades desta festividade que, para a edição deste ano, conta com um investimento global de 80 mil euros por parte de três entidades: Paróquia, Junta de Freguesia do Monte e Câmara Municipal do Funchal (CMF).

A Câmara entra com cerca de 50 mil euros, dos quais 20 mil euros são para a PSP e para iluminação e ornamentação são outros 20 mil euros.

O programa de festas foi apresentado esta tarde no Largo da Fonte, e contou com a presença de Pedro Calado, presidente da CMF, o pároco Vitor Sousa e Idalina Silva, presidente da Junta de Freguesia do Monte.

Quando ainda decorre o julgamento do caso da queda da árvore do Monte, Pedro Calado assegura que não haverá fogo-de-artifício nas Festas do Monte, como medida de segurança devido àquele trágico acidente que levou ao desabamento de um carvalho que acabou por causar 13 mortes em Agosto de 2017.

Pedro Calado assume que esta festa continuará a ser "tradicional, ou seja, manter-se-á religiosa e não propriamente uma festa lúdica ou arraial".

O trânsito encerrará de acordo com os procedimentos do ano passado, pois a experiência do ano passado foi positiva. Haverá 36 estabelecimentos de comidas e bebidas tanto no Largo da Fonte como no Largo das Babosas. O limite máximo do horário de funcionamento das festas será até à 1 hora da manhã.

O autarca aproveitou a ocasião para anunciar que o projecto de requalificação do Largo da Fonte será apresentado no próximo dia 8 de Agosto.

Idalina Silva convida todos madeirenses a entrar na "festa tradicional", pois haverá grupos de despiques localizados entre o Largo da Fonte, a Igreja e o Largo das Babosas.

Este é um arraial de fé e religião, em que as pessoas vinham de todas as partes da Madeira, para agradecer as graças a Nossa Senhora do Monte" Idalina Silva, presidente da Junta de Freguesia do Monte

As bandas filarmónicas estarão localizadas entre o Largo da Igreja e vão circular pelo arraial. "Este ano convidamos a banda filarmónica do Arco de São Jorge como também a Banda Municipal 'Os Artistas'", disse Idalina Silva.

As Festas de Nossa Senhora do Monte realizam-se nos dias 14 e 15 de Agosto, e contará com 10 artistas.

As novenas remetem para os sítios e também pessoas (carreiros e emigrantes) da freguesia do Monte. O itinerário começa no dia 5 e vai até 13 de Agosto. O horário das novenas é às 20 horas, antecedendo-se o terço às 19h30.

No dia 14 de Agosto haverá missa solene às 21 horas, antecedendo-se o terço às 20h30.

No dia 15 de Agosto, haverá a tradicional missa do Romeiro, às 8 horas da manhã, que “relembra aqueles que vinham a pé em romaria, até ao Monte” afirmou o padre Vitor Sousa. Às 11 horas decorrerá a Festa da Nossa Senhora do Monte com a presença do Bispo do Funchal Nuno Brás, que presidirá a festa. Em seguida decorrerá a procissão no itinerário normal.

Este ano haverá uma missa ao fim do dia 15 de Agosto. "A experiência será feita este ano, e será celebrada uma missa às 18 horas", afirmou o pároco.