Madeira

Desemprego registado na Ribeira Brava cai 31% face a 2022

Município tinha mais de 600 pessoas em situação de desemprego em Julho de 2022, hoje o número foi reduzido para 464, revela Rita Andrade

None

O desemprego registado no concelho da Ribeira Brava diminuiu 31% no último ano, passando de mais de 600 em situação de desemprego em Julho de 2022 para 464, destacou esta quarta-feira, 26 de Julho, a secretária regional de Inclusão Social e Cidadania, Rita Andrade, no decorrer da última edição da iniciativa ‘Secretaria em Movimento + Perto de Si’.

No Salão Nobre da Câmara Municipal da Ribeira Brava, ladeada pelo autarca local e perante os presidentes de junta, empresários e dirigentes de instituições do município, a governante apontou que "cerca de 670 pessoas [da Ribeira Brava] foram integradas em programas de emprego, num investimento global de 3,5 milhões de euros desde 2019, resultando na contratação de mais de 50% de desempregados”.

De outubro de 2019 a junho de 2023, o Governo Regional investiu 3,5 milhões de euros no concelho da Ribeira Brava, através de apoios promovidos pelo Instituto de Emprego da Madeira, no âmbito das medidas ativas de emprego. Neste momento, estão em acompanhamento 80 projetos que contribuem para a criação líquida de 102 postos de trabalho. Rita Andrade 

A oportunidade serviu ainda para agradecer ao presidente da Câmara, Ricardo Nascimento, e a toda a sua equipa, “verdadeiros parceiros do governo neste trabalho em rede que se quer cada vez mais interventivo junto da população. O propósito desta iniciativa, desde o início, tem sido o de estarmos no terreno e percebermos quais os maiores desafios que a população enfrenta e agir de forma eficaz e célere, sempre numa lógica de proximidade com as populações locais”.

Em paralelo e ao longo do dia, na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, a SRIC disponibilizou os vários serviços sob a tutela da Secretaria, com balcões de atendimento personalizado num formato de proximidade, com o objetivo de esclarecer a população no que diz respeito a questões relacionadas com as áreas tuteladas por Rita Andrade.

Ainda no âmbito da programação desta iniciativa, destaque para a sessão motivacional, que teve lugar ao início desta tarde, também na Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, dirigida a pessoas do concelho inscritas no Instituto de Emprego da Madeira, durante a qual os presentes foram convidados à reflexão conjunta sobre questões relacionadas com a empregabilidade e a procura ativa de emprego e mercado de trabalho.