Madeira

Fórum Madeira Global 2023 começa amanhã com mais de 300 congressistas de todo o mundo

None

Amanhã, dia 27 de Julho, tem início, no hotel no Savoy Palace, no Funchal, a edição de 2023 do Fórum Madeira Global (FMG 2023), que contará com a presença de mais de 300 congressistas e convidados vindos de todo o mundo.

A reunião magna anual da Diáspora Madeirense, organizada pelo Governo Regional, através da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa (DRCCE), terá como tema ‘O Movimento Solidário nas Comunidades’, e contará com a presença do chefe do executivo madeirense, Miguel Albuquerque.

O evento começará com o Hino de Portugal e do Hino da Madeira, entoados pela cantora madeirense, Vânia Fernandes, e com uma breve apresentação do FMG 2023 pelo director Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu. Segue-se a intervenção do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

A intervenção de encerramento da primeira parte do Fórum Madeira Global 2023, ficará a cargo de Miguel Albuquerque, que falará pelas 10h30.

Pedro Reis, presidente do Conselho Consultivo do Conselho da Diáspora Portuguesa e ex-presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) será o prelector da conferência 'O papel da Diáspora, uma estratégia sustentável para Portugal', que começará às 11h45.

O espectáculo do grupo ‘Dançando com a Diferença’ encerrará os trabalhos da parte da manhã.

A parte da tarde ficará reservada para dois debates. A primeira mesa redonda terá como tema ‘O Movimento Solidário nas Comunidades’ e a segunda mesa redonda será sobre ‘O Investimento da Diáspora na Região’.

Destaque-se ainda uma exposição sobre 'A Madeira e os Ventos da Emigração', que estará patente no FMG 2023. A mostra procura retratar a realidade da Madeira nos três primeiros quartéis do século XX e o quotidiano das suas gentes que, em busca de melhores condições de vida, emigraram e acabaram por levar o nome e a herança cultural da Madeira além-fronteiras.