Incêndio ameaça três aldeias no sul da Córsega
Os bombeiros franceses estão a lutar, desde terça-feira à noite, contra um incêndio que está a ameaçar três aldeias no sul da ilha da Córsega, disseram os serviços de emergência.
Cerca das 03:00 (02:00 em Lisboa), "o fogo continuava a lavrar e o vento soprava a 100 quilómetros por hora", disse à agência de notícias France-Presse fonte dos bombeiros, sublinhando que, nesta fase, não havia feridos nem casas destruídas.
As chamas estavam próximas de três aldeias, Corbara, Pigna e Santa-Reparata-Di-Balagna, e mais particularmente de duas aldeias com "numerosos pontos sensíveis, habitações e locais religiosos", acrescentaram os bombeiros.
Dois incêndios deflagraram por volta das 22:00 (21:00 em Lisboa), a um quilómetro de distância um do outro, antes de se fundirem na zona de Corbara, tendo o fogo "aumentado rapidamente de dimensão numa encosta ascendente, perante um vento muito forte e constante".
Cerca de 200 bombeiros, apoiados por 70 veículos de combate a incêndios foram mobilizados para o combate às chamas.
Dois aviões deverão descolar de Ajaccio esta manhã, se as condições meteorológicas o permitirem.
Cerca de 130 hectares de vegetação já arderam, número que será avaliado ao nascer do dia, de acordo com os serviços de emergência.