Conferências e debates no Funchal vão marcar o Dia Mundial para a Igualdade
Sob a presidência da vereadora Helena Leal, reuniu-se hoje, na Sala da Assembleia Municipal, o Conselho Municipal para a Igualdade de Género e a Não Discriminação da Câmara Municipal do Funchal. Nesta terceira reunião ordinária foram decididas as actividades para assinalar o Dia Mundial para a Igualdade 2023, assinalado a 24 de Outubro. A proposta municipal passa por uma conferência com debate sobre os temas 'A presença das mulheres na política autárquica' e a 'A dificuldade de conciliação entre o trabalho e a vida familiar'.
Foram ainda abordados nesta reunião diversos temas estratégicos desta área que são trabalhados ao longo do ano.
Assim sendo, destaca-se o convite da Fundação AMI – Assistência Médica Internacional ao Funchal para se associar ao projecto “From Words to Action: Yoth Leading the Fight Against Discrimination”, desenhado no âmbito da cal europeia CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores e que junta outra entidades, incluindo uma da Polônia, visando contribuir para uma sociedade mais informada e sensibilizada na luta contra a discriminação e racismo nas escolas portuguesas e polacas.
Foram igualmente abordadas as actividades para assinalar o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, que se assinala, anualmente, a 25 de Novembro, conforme resolução da ONU.
Refira-se ainda o convite efectuado pela vereadora Helena Leal aos conselheiros municipais para a apresentação oficial do estudo UMAR/CMF, agendado para 8 de Setembro, nos Paços do Concelho.
Note-se que a CMF, com a elaboração do Plano Municipal Para a Igualdade de Género e a Não Discriminação do Funchal 2023-2025, reforça a aposta nas políticas de proximidade, respeitando a diferença e a autodeterminação de cada munícipe, sublinhando a prevenção, o combate, a eliminação da descriminação, em razão do sexo, origem racial e étnica, idade, deficiência, nacionalidade, orientação sexual, entre outros. Em suma: todas as pessoas são importantes.