5 Sentidos

Grupo de Folclore Monteverde em digressão por Gran Canaria

None

O Grupo de Folclore Monteverde inicia hoje, dia 25 de Julho a 1 de Agosto, uma digressão na ilha de Gran Canaria a fim de participar num Festival Internacional de Folclore CIOFF, denominado, ”Internacional Folk Festival of Villa Ingenio”.

Do vasto programa destacam-se: “Intercultural Foods”, onde as diversas delegações irão confecionar um prato tradicional de cada região/país de origem, no caso do Monteverde será o pudim de maracujá; Worksops com debates, trocas de ideias sobre  temáticas inerentes ao folclore; receções protocolares mormente na Câmara Municipal de Ingenio; desfiles seguidos de apresentações em palco e participação numa “Missa Internacional” na Igreja de Nossa Senhora da Candelária (patrona de Canárias).

Importa realçar que, nesta digressão, o Grupo de Folclore Monteverde far-se-á apresentar com dois modos de trajar concernentes a duas épocas distintas, a saber: Finais do Séc. XVIII e Séc. XIX e Finais do Séc. XIX inícios do Séc. XX.

Trata-se de um desiderato há muito almejado e que, finalmente, com muito esforço financeiro foi possível concretizar. O Grupo de Folclore Monteverde é o primeiro grupo na RAM a adotar este projeto para a consecução das suas atividades doravante, entendendo que há uma grande diferença entre o trajar até meados do Sec. XIX e daí por diante. Nesta conformidade, e tendo noção que a mistura destas formas de indumentária não eram apropriadas, o grupo “ousou” ir mais além do que é comum ver-se na maioria dos grupos de folclore.

"O Grupo agradece a todos os que colaboraram para que esta digressão se concretizasse, enaltecendo, em particular, o esforço e dedicação dos seus dirigentes e os elementos que quase diariamente, com gosto, actuam em diversas unidades hoteleiras, restaurante e em eventos vários: só assim é possível tornar sonhos realidade…" transmitiu a colectividade.