Novo palco para #5 City Session
O evento realiza-se no próximo sábado no Funchal, em novos horários. Inclui uma tertúlia às 14h30 e um concerto com a dupla 7777 の天使 (Seven Angels) às 22h30
Mudaram as horas e locais do concerto e tertúlia da #5 City Session do Madeira Dig - Festival Internacional de Música e Artes Digitais, mantêm-se a data e a programação deste encontro com a arte experimental, alargada desde o ano passado ao circuito urbano com estas sessões de música e reflexão, a anteceder em Dezembro a nova edição do festival internacional. Inicialmente previsto para a Capela do Corpo Santo, o concerto dos 7777 の天使 (Seven Angels) será às 22h30 no Soirée Clubbing, no Beco dos Varadouros, no Funchal. Já a tertúlia com Carolina Caldeira, gestora cultural e responsável da Associação Fractal, Rodrigo Costa, artista visual e programador da Galeria Anona, e Maria Fernandes, gestora de projectos da Agência de Promoção da Cultura Atlântica (APCA), aqui moderadora, será às 14h30, no mesmo espaço.
Segundo a organização, o evento foi mudado de local para não colocar em risco a capela antiga: “por motivos de segurança do património edificado regional e atendendo às precárias condições da estrutura da capela, optou a organização por alterar o espaço de apresentação das actividades programadas”, justifica a APCA, que em parceria com o Colectivo Casa Amarela programa e realiza estas City Sessions.
A conversa como noticiado pelo DIÁRIO será sobre ‘Curadoria e Mediação Cultural para a Vanguarda’, uma oportunidade para reflectir e debater sobre a “influência que pressupostos e conceitos pré-estabelecidos têm na capacidade e disponibilidade da comunidade em geral para fruição da arte contemporânea de vanguarda nos seus diversos domínios”.
Carolina Caldeira é presidente da Associação Fractal, que promove o Funchal Fest, e gestora de projectos culturais para a Fundação Zino. Rodrigo Costa vem das Belas Artes, é artista visual, curador e produtor. Fundou a Galeria Anona e tem também a responsabilidade do Fresh Contemps - Artes Visuais. Maria Fernandes é gestora de projectos da APCA, organiza e produz eventos culturais, criou o Brincos de Ponta - Plano de Revitalização das Práticas do Património Cultural Imaterial de Ponta Delgada e fundou a Associação Cultural ACANGA – A Cultura a Norte Ganha Alento e o sítio A.Poética, onde deu espaço à poesia e a novos poetas. Foi entre 2019 e 2022 curadora para a Poesia na Feira do Livro do Funchal.
Quanto à música, chega umas horas mais tarde. A partir das 22h30 o público poderá a assistir a um espetáculo alternativo proporcionado pelos Seven Angels, dupla formada por Pedro Menezes e Luís Medeiros, uma viagem sensorial feita de voz, luzes e modulação. O duo underground português explora a música de forma singular, criando sonoridades e envolvências que remetem para outros espaços. Um concerto, promove a organização, “que se adivinha no mínimo, surpreendente e memorável: envergando máscaras de sky e correntes pelo corpo, a dupla explora uma vertente sonora tanto obscura como divina, misturando sub-géneros musicais como gabber e metalcore ou trap e witch house music a par de um pesado auto-tune a resultar em vocais distorcidos e impactantes”. Destacam ainda nesta actuação a componente estética, o uso de figurinos “invocando figuras do imaginário fantasmagórico e celestial”, que em combinação com os efeitos vocais do auto-tune “pretende trazer a cada performance ao vivo uma menor sensação de humanismo, enaltecendo uma vertente mais crua, etérea e emocional que culmina depois de forma evidente na componente lírica da música deixando no público sensações vívidas e douradouras”, apresenta.