Há 20 anos, o adeus ao escudo foi feito até ao último minuto
Aceda a este ‘Canal Memória’ e veja como os madeirenses se despediram da antiga moeda
As notas e moedas de euro entraram em circulação em 1 de Janeiro de 2002, substituindo as então notas e moedas nacionais. Contudo, o escudo, em Portugal, continuou em circulação durante um período transitório.
Nesta viagem ao ‘Canal Memória’, o DIÁRIO relata que, para os madeirenses, a despedida da velha moeda durou até à última hora, revivendo o derradeiro dia em que se permitia a troca de escudos por euros.
“A fila no Banco de Portugal reflectia o atraso dos que esperaram pela última para trocar as "velhas" moedas”, lia-se nas páginas deste matutino.
A delegação do banco, no Funchal, que normalmente funcionava até 15 horas, ponderava manter as portas abertas até mais tarde, para responder à procura dos mais atrasados.
“Com maior ou menor fortuna, cada um levava as velhas moedas que recusaram trocar nos vários bancos durante o prazo previsto.”
A Banca deixou de fazer o câmbio em 30 de Junho e a conversão das moedas de escudo em euros só podia ser feita nas delegações do Banco de Portugal.
“Várias toneladas de escudos foram transportadas ao aeroporto para serem devolvidas à casa da moeda”, lia-se na reportagem.