Madeira

JPP acusa Governo Regional de "enganar" os bananicultores e exige "transparência"

Em causa está, novamente, o valor pago aos produtores por cada quilograma de banana

None

O partido Juntos Pelo Povo (JPP) afirma que a GESBA – Empresa de Gestão do Sector da Banana "paga ao agricultor, pelo quilo de banana, menos 41,67% do que era pago em 2006" e acusa a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de "enganar" os agricultores. 

Em nota emitida, o JPP critica que a GESBA, empresa pública "criada com o propósito de apoiar e valorizar o bananicultor, faz exatamente o contrário", afirmando que o Governo Regional que o "Governo Regional sai a ganhar com os dividendos da GESBA, em vez de distribuir esses mesmos dividendos pelos bananicultores". 

Tenta o Secretário Regional enganar os agricultores afirmando que o Orçamento Regional reserva 2,5 milhões para o setor primário, mas o JPP questiona: e os 8,5 milhões de dividendos da GESBA que não chegaram aos bolsos dos bananicultores? JPP

O partido exige "transparência e verdade ao sr. secretário regional", Humberto Vasconcelos, e aponta que a área de plantação da banana tem vindo a diminuir fruto de uma política falhada de apoio ao sector primário. 

a realidade dos dados do seu Governo mostra-nos que a área de plantação da banana já foi, no passado, quase o dobro da que temos atualmente: não é isto reflexo de que a política de apoio ao sector primário do Governo Regional da Madeira falha redondamente? Senhor Secretário Regional, a população sente no bolso, a realidade do setor: de uma vez por todas, bananas, só a fruta! JPP