Vídeo 'antecipa' exposição 'A Madeira e os Ventos da Emigração'
A mostra será inaugurada, na quinta-feira, no Savoy Palace, no âmbito do Fórum Madeira Global
A exposição 'A Madeira e os Ventos da Emigração' será inaugurada, na quinta-feira, no Savoy Palace, no âmbito do Fórum Madeira Global.
A mostra, uma iniciativa da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, conta com 85 fotografias e procura retratar a realidade da Madeira nos três primeiros quartéis do século XX e o quotidiano das suas gentes que, em busca de melhores condições de vida, se viram forçadas a emigrar e acabaram por levar o nome e a herança cultural da Região além-fronteiras.
'A Madeira e os Ventos da Emigração' está dividida por sete capítulos, sendo que o primeiro mostra o Funchal, ‘A Capital Cosmopolita’, a primeira cidade construída por europeus fora do ‘velho continente’; o segundo ilustra os ‘Visitantes Ilustres’, seguindo-se os capítulos ‘Ilhas de Contrastes’, ‘Descoberta de Novos Mundos’, ‘Guerra Colonial’, ‘Retratos’ e ‘Navios de Emigrantes'.
O vídeo, que pode ver acima, ilustra todos esses momentos, sendo da autoria de Gonçalo Gomes.
Tal como o DIÁRIO avança na sua edição impressa desta terça-feira, a mostra, cuja inauguração contará com a presença do presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, será depois transferida para o Palácio do Governo, onde ficará patente até Setembro.
A exposição é promovida pela Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa, numa parceria com o Museu de Fotografia da Madeira - Atelier Vicente’s e com o Centro de Estudos do Atlântico, com curadoria da ex-jornalista Sara Moura.
Saiba mais sobre este assunto na edição impressa do DIÁRIO desta terça-feira , 25 de Julho.