Foram atribuídas 1.400 bolsas de estudo num valor de 2,2 milhões de euros no ano lectivo 2022/23
A Universidade da Madeira no ano lectivo 2022/2023 atribuiu 1.400 bolsas de estudo num valor de 2,2 milhões de euros. No ano passado foram 11% e dos anos anteriores entre 9% a 10% dos alunos não conseguiram pagar as propinas, mas Ricardo Gonçalves dos Serviços de Ação Social da Universidade da Madeira sublinha que "ainda estamos em Julho e existem estudantes que ainda não fecharam o ano lectivo, e que poderão fazer o pagamento". É "expectável que o valor diminua", assume.
Estamos a falar numa bolsa média de 155 euros, o que regista uma ligeira diminuição. Ainda assim o que é importante sublinhar são as novas regras para o próximo ano lectivo. Ricardo Gonçalves, Serviços de Ação Social da Universidade da Madeira
No passado dia 25 de Junho, foram abertas as inscrições para as novas bolsas deste ano. Mas no final da semana passada houve uma alteração regulamentar, que apesar de ainda não estar publicada, fará com que "os limiares do apoio social sejam revistos em alta" referiu Ricardo Gonçalves.
Trata-se de um alargamento limiar em cerca de 16 pontos percentuais, passando dos 9.484 euros para 11.050 euros, ou seja, permitirá uma cobertura maior dos estudantes, o que fará diferença a muitos agregados. Ricardo Gonçalves, Serviços de Ação Social da Universidade da Madeira
Haverá medidas direccionadas aos trabalhadores estudantes que lhes permitirá alguma compensação e permitirá o acesso a mecanismos sociais. A outra medida está relaccionada com a antecipação da comunicação do resultado das bolsas de estudo para os alunos de 1.º, 2.º e 3.º escalão que fará com que "os alunos que estiverem abrangidos no 1.º, 2.º e 3.º escalão, tenham o resultado da bolsa comunicado automaticamente aquando da colocação na Universidade", explicou Ricardo Gonçalves.
Na nota comunicada ontem pela Direcção Geral de Ensino Superior permitirá uma revisão na manutenção das medidas extraordinárias em relação ao alojamento e a manutenção das medidas de apoio.
Actualmente já temos 133 candidaturas já submetidas para o processo 2023/24, e aproveito a ocasião para apelar aos estudantes que já estão na universidade, que façam as suas candidaturas antes de irem de férias. Deixem-nos o processo pronto e caso tenham alguma dúvida dirigam-se ao gabinete de apoio social. Ricardo Gonçalves
Elsa Fernandes, vice-reitora da Universidade da Madeira, em declarações ao DIÁRIO explicou que a bolsa de estudo atribuída aos alunos de Erasmus relactivamente aos alunos do continente conta com mais do dobro do valor, sendo esse mesmo valor calculado de acordo com o país de destino.
Elsa Fernandes acrescenta ainda que são cerca de 103 alunos de Erasmus que vão fazer o primeiro semestre na Universidade da Madeira.