Madeira

Clima instável vai continuar esta segunda-feira

None

Depois de um fim-de-semana com pouco sabor a Verão, embora com muito calor, mas alguma chuva, nomeadamente a norte e nas zonas altas da Madeira, saiba então que tal estado do tempo deverá continuar nesta segunda-feira, 24 de Julho de 2023.
De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), haverá "períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira", o que pode ser uma boa notícia de abertas que permitam quem puder aproveitar para uma ida à praia.

Contudo, há também a "possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira até ao início da manhã", mas sem garantias que as nuvens vão deixar de marcar presença e, quiçá, deixarem alguma molha.

A verdade é que o vento soprará "fraco a moderado (10 a 30 km/hora) de nordeste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) nas terras altas", o que já não deverá ser tão agradável, com chuva e vento, passeios na serra não parecem ser convidativos.

Com "céu em geral pouco nublado" e "vento fraco (inferior a 15 km/hora)" no Funchal e, provavelmente nos outros concelhos do litoral sul da ilha, há que ter atenção aos raios ultravioletas. Tanto na Madeira como no Porto Santo o índice será de 8, o que significa um estado 'muito elevado', que deve merecer cuidados à população, nomeadamente tomando as medidas de precaução para se protegerem, usando "óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol", recorda o IPMA.

Por falar nisso, embora a protecção seja tanto na serra como na praia, saiba que a costa Norte deverá ter "ondas de nordeste com 1 a 1,5 metros, diminuindo para 1 metro" e à costa Sul deverão chegar "ondas inferiores a 1 metro", sendo que a temperatura da água do mar continuará apetecível, a rondar os 23 a 24º Celsius.