5 Sentidos

Filme "Vale do Fogo" vence Orçamento Participativo da Junta de Machico

None

A Associação Cultural e Recreativa do Facho da Ladeira emitiu uma nota de imprensa para, com "prazer", anunciar "com grande satisfação a vitória do filme 'Vale do Fogo', do talentoso diretor João Brás, no Orçamento Participativo da Junta de Freguesia de Machico. Esta conquista representa um marco significativo para a nossa comunidade e a celebração de uma das festas mais emblemáticas e tradicionais da Madeira - os Fachos", realça.

Conta que "o filme 'Vale do Fogo', com a tradição feita do ponto de vista de uma criança e uma história envolvente com personagens cativantes, promete imortalizar a essência e o espírito desta festividade única no grande ecrã. Através das telas de cinema, o mundo poderá vivenciar a emoção dos Fachos de Machico e experimentar a magia que envolve a preparação e celebração desta festa ancestral".

Assim, "ao parabenizar o autor, João Brás, queremos expressar nosso apreço pelo seu empenho e dedicação em retratar a tradição dos Fachos. Esta vitória no Orçamento Participativo é uma prova do reconhecimento e interesse em preservar nossa cultura e património, transpondo-os além das nossas fronteiras".

Faz notar a Associação Cultural e Recreativa do Facho da Ladeira que "acredita que o filme 'Vale do Fogo' terá um papel crucial na divulgação e promoção desta festividade centenária. O olhar sensível e autêntico do diretor, ao acompanhar a trajetória de uma criança desde a montagem dos Fachos até aos convívios e mergulho final, proporcionará uma experiência cinematográfica enriquecedora e emocionante", prognostica.

Com esta conquista, "o Facho da Ladeira será imortalizado nas telas do cinema, preservando suas tradições e encantos para as futuras gerações. Estamos entusiasmados em ver como este filme trará uma nova dimensão à festa, permitindo que o público vivencie sua magia de uma maneira única e inesquecível", escrevem esperaçosos.

Um agradecimento "a todos os envolvidos neste projeto e a todos os que apoiaram a candidatura de 'Vale do Fogo' no Orçamento Participativo", esperando "ansiosamente pela estreia do filme num festival internacional de cinema, sabendo que esta oportunidade será o início de uma jornada de reconhecimento e visibilidade para os Fachos e para Machico como um todo", acredita.

Desta forma, conclui, "este é um momento de celebração e reconhecimento da riqueza cultural e histórica que nossa comunidade tem a oferecer. Com 'Vale do Fogo', o mundo poderá testemunhar a beleza e a magia dos Fachos de Machico e encantar-se com esta festividade".