Madeira

Festa do PSD promete casa cheia

Os discursos estão marcados para as 13h30.  Foto Arquivo/Aspress
Os discursos estão marcados para as 13h30.  Foto Arquivo/Aspress

Hoje, menos de um ano após a anterior Festa do Chão da Lagoa, a Herdade património do PSD-Madeira recebe mais uma festa partidária, mas que para muitos é mais um evento onde há comes, bebes, animação e música ao vivo com artistas de dentro e de fora da Região.

"Nesta grande Festa que promete surpreender com as atuações do TOY e dos D.A.M.A., num programa de animação que, ao longo do dia, conta ainda com a subida ao palco de João Vinagre, Triova Voices, Garcias, Roni de Melo, João Quintino e Vasco Freitas /Galáxia", anuncia o partido nas suas redes sociais.

Promete-se "ritmos contagiantes, numa Festa que conta, também, com a animação de DJ &MC PartyRocker e com a participação dos Amigos da Borga, Buzico e o seu Acordeão, Mariachi México Madeira, Grupos Folclóricos e Bandas Filarmónicas.

Na apresentação do evento, os social-democratas contavam ter pelo menos 40 mil pessoas, número muito semelhante a cada ano que passa desta festa que já é tradicional a cada final de Julho. Seguramente são muitos milhares que para lá são atraídos não só pela filiação partidária, como pela mobilização das estruturas das freguesias por toda a ilha e desde o Porto Santo, mas também devem ser muitos que vão ao Chão da Lagoa simplesmente para ver os artistas.

PSD já tem sombra na Festa do Chão da Lagoa

O PSD Madeira  publicou na sua página no Instagram imagem da montagem das estruturas com sombra para a Festa do Chão da Lagoa, que decorre no próximo domingo, 23 de Julho.

O presidente do PSD, Luís Montenegro, que hoje concede uma entrevista ao DIÁRIO, participa no evento a partir das 10h30. Deverá chegar na companhia do presidente do PSD-Madeira, Miguel Albuquerque, para a habitual ronda das barracas. Os discursos estão previstos a partir das 13h30.

A verdade é que já ontem muitos social-democratas, nomeadamente os membros envolvidos na organização das barracas já lá estavam numa espécie de aquecimento para a grande festa de hoje. Não faltaram partilhas nas redes sociais.

Isto tudo, apesar da forte possibilidade de chuva.

Noutros acontecimentos deste domingo...

Bem cedo, a partir das 08h30, os madeirenses podem aproveitar para acordar cedo e torcer pela selecção nacional de futebol feminino que faz a sua estreia em Mundiais, contra os Países Baixos. Fátima Pinto e Telma Encarnação são as duas representantes madeirenses nesta prova. O jogo terá transmissão na RTP1 (sinal aberto) e na Sporttv 1 (assinantes do canal).

Pelas 10h00 o JPP realiza iniciativa com Patrícia Spínola, a decorrer no Largo Severiano Ferraz, junto à Cruz Vermelha, no Funchal.

Igualmente pelas 10h00, o Partido Socialista promove uma conferência de imprensa, sendo porta-voz o presidente do partido, Sérgio Gonçalves, a decorrer na Praça CR7, no Funchal.

Pelas 12h00, a CDU estará junto ao Mercado Municipal do Estreito de Câmara de Lobos, com uma iniciativa política para defender medidas fundamentais para combater a escalada dos preços.

Efemérides

Os principais acontecimentos registados no dia 23 de Julho, neste que é o Dia Mundial das Baleias e dos Golfinhos, foram:

1757 - Morre, com 71 anos, o compositor italiano Giuseppe Domenico Scarlatti , mestre da Capela Real de D. João V, compositor da corte de Madrid.

1828 - O norte-americano William Austin Burt, regista a patente do "tipógrafo", a primeira máquina de escrever.

1888 - "A Internacional" é cantada pela primeira vez em público, numa reunião de vendedores de jornais na cidade francesa de Lille.

- Nasce o escritor norte-americano Raymond Thornton Chandler, criador do detetive Philip Marlowe, autor de "O Imenso Adeus" e "À Beira do Abismo".

1903 - A Ford Motor Company vende o primeiro veículo.

1916 - Morre o químico inglês William Ramsay, Prémio Nobel da Química em 1904. Tinha 63 anos.

1920 - Nasce Amália Rodrigues.

1944 - Nasce a pianista Maria João Pires.1945 -- II Guerra Mundial. O marechal Henri Pétain é julgado por traição, pela colaboração com as forças nazis, durante a ocupação da França, na II Guerra Mundial.

1951 - É fundada, em Lisboa, a Liga dos Cegos de João de Deus, resultante da fusão de as Associações de Cegos Luís Braille e a Associação de Cegos do Norte de Portugal.

1952 - Entra em vigor o Tratado que institui a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, (CECA) ou Tratado de Paris, na base da atual União Europeia.

- O general Mohammed Neguib toma o poder no Egito.

1958 - A Rainha Isabel nomeia quatro mulheres Pares do reino. São as primeiras, na história inglesa, na Câmara dos Lordes.

1964 - O Presidente francês Charles de Gaulle propõe a saída das forças militares estrangeiras da Indochina.

1966 - Portugal consegue recuperar e vencer a Coreia do Norte por 5-3, com 4 golos de Eusébio, em jogo do Mundial de Futebol.

1973 - O Presidente dos EUA, Richard Nixon, recusa a entrega das gravações da Casa Branca, sobre o Caso Watergate, à Comissão de Investigação do Senado e ao Procurador Público.

1974 - Os dirigentes militares gregos devolvem o poder aos civis. Constantino Karamanlis regressa do exílio, para formar Governo....

1976 - Toma posse o I Governo Constitucional, liderado por Mário Soares.

1978 - Américo de Deus Rodrigues Thomaz, último Presidente da República na ditadura do Estado Novo, regressa a Portugal depois de quatro anos no Rio de Janeiro.

1990 - Cimeira de Alexandria. O Egito tenta a resolução da crise entre o Iraque e o Kuwait.

1991 - A União Soviética apresenta oficialmente o seu pedido de adesão ao Fundo Monetário Internacional (FM) e Banco Mundial (BM).

1997 - Slobodan Milosevic é investido Presidente da República Federal da Jugoslávia (Sérvia e Montenegro).

1999 - Morre, aos 70 anos, o Rei Hassan II de Marrocos, no trono desde 1961.

2001 - A Assembleia Nacional indonésia (MPR) emite dois decretos, um deles para depor o Presidente Abdurrahman Wahid e um outro para empossar formalmente o vice-presidente Megawati Sukarnoputri como o quinto Presidente da Indonésia.

2002 - Expira o Tratado da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), que serviu de modelo ao Mercado Comum Europeu e à atual União Europeia, 50 anos após a entrada em vigor.

- O primeiro-ministro de Timor-Leste, Mari Alkatiri, assina em Washington, a adesão de Timor-Leste ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e ao Banco Mundial(BM).

José Ramos-Horta, ministro timorense dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação anuncia a integração como o 61º membro do Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD).

2003 - A Comissão Europeia denuncia todos os contratos que mantinha com a sociedade francesa Planistat, citada no caso de fraudes e de dupla contabilidade do Eurostat, o departamento de estatísticas comunitário.

2004 - Morre, aos 79 anos, Carlos Paredes, mestre da guitarra portuguesa, compositor de "Verdes Anos", "Movimento Perpétuo" e "Dança".

- Morre Serge Reggiani, músico, compositor, escritor francês de origem italiana. Tinha 82 anos.

2005 - Atentados na estância balnear de Sharm-el-Sheik, no Egito, causam a morte a 88 pessoas.

2006 - A aviação israelita retoma os bombardeamentos dos subúrbios sul de Beirute, bastião do Hezbollah, e ataca pela primeira vez a cidade de Sidon, e a região de Baalbeck, no Leste.

2007 - É oficialmente constituído o Fundo de Investimento para o Cinema e o Audiovisual, conta com as participações fundadoras do Estado (33,2 ME), da PT Multimédia (25 ME) e dos três canais de televisão RTP, SIC e TVI (no total outros 25 ME).

- O piloto Ricardo Teodósio é condenado por homicídio negligente simples, na sequência de um acidente no final do SATA Rali Açores, em julho de 2005, tendo de pagar uma indemnização de cerca 41 mil euros à família da única vítima mortal.

- Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia aprovam o novo acordo com os Estados Unidos sobre a troca de dados dos passageiros aéreos no quadro da luta antiterrorista.

- Morre o deposto rei do Afeganistão, Mohammed Zahir Shah, em Cabul. Tinha 92 anos.

- Morre, com 93 anos, George Tabori, encenador alemão.

2010 - Morre, aos 74 anos, o socialista Ladislau Teles Bota, primeiro presidente da Câmara de Santarém eleito a seguir ao 25 de Abril e sucessivamente reeleito até abandonar o cargo (1977/1992).

2011 - António José Seguro é eleito secretário-geral do PS com 23.903 votos (67,98%), contra 11.257 do candidato adversário, Francisco Assis (32,02%).

- Morre a cantora soul britânica, Amy Winehouse. Tinha 27 anos.

2012 - Morre, com 61 anos, Sally Ride, primeira astronauta dos Estados Unidos.

2013 - Morre, aos 82 anos, Djalma Santos, antigo futebolista brasileiro campeão do Mundo em 1958 e 1962.

- Morre, aos 69 anos, Eduardo Fortunato de Almeida, fundador da revista Casa e Jardim e pioneiro das revistas de artes decorativas e indústrias de luxo.

2014 - O português Ivo Oliveira conquista a primeira medalha de ouro do ciclismo de pista português, sagrando-se campeão europeu de perseguição, na categoria de juniores, na prova disputada no Velódromo Nacional, Sangalhos, Anadia.

2015 - O Governo decide vender 100% da CP Carga, empresa detida na totalidade pela CP - Comboios de Portugal que se dedica ao transporte de mercadorias e de bens, à MSC- Operadores Ferroviários.

- O Parlamento grego aprova, com ampla maioria e apesar das dissidências no Syriza, o segundo pacote de medidas acordado com os parceiros da zona euro.

2017 - A seleção portuguesa feminina de futebol termina a sua 1.ª participação num Campeonato da Europa (Euro2017, na Holanda, entre 16 de julho e 06 de agosto), na fase de grupos, após duas derrotas e uma vitória frente à Escócia (2-1).

- Morre, aos 66 anos, Waldir Peres, antigo guarda-redes e titular da seleção brasileira no Mundial de 1982.

- Morre, com 87 anos, Mervyn Rose, australiano vencedor de sete títulos do 'Grand Slam' na década de 1950 e antigo treinador das ex-tenistas Margaret Court e Billie Jean King.

- Morre, aos 101 anos, John Kundla, primeiro treinador dos Lakers e dirigente da equipa da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) na conquista de cinco campeonatos.

2018 - Morre, aos 61 anos, Fernando Neves, antigo piloto de motocrosse, 15 vezes campeão nacional em várias classes.

2019 - O antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido Boris Johnson vence as eleições no Partido Conservador e sucede a Theresa May à frente do governo britânico. 

- O parlamento timorense ratifica o tratado que define fronteiras marítimas permanentes entre Timor-Leste e a Austrália.

- Morre, aos 82 anos, Jaime Octávio Cardona Ferreira, antigo presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

- Morre, aos 100 anos, a pianista Helena Matos.

2020 - A quarta revisão do Regimento da Assembleia da República é aprovada em votação final global com os votos favoráveis de 175 deputados e contra de outros 51.

- O PS. BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não-inscrita Joacine Katar Moreira aprovam, no parlamento, em votação final global, uma alteração à Lei da Nacionalidade, que permite que os filhos de imigrantes a viver em Portugal há um ano sejam portugueses.

- PS e PSD aprovam sozinhos o artigo que põe fim aos debates quinzenais com o primeiro-ministro no parlamento, que passa a ter presença obrigatória para responder sobre política geral apenas de dois em dois meses.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulga o Orçamento Suplementar de 2020.

2022 - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara o surto de Monkeypox como uma emergência de saúde pública de preocupação internacional, o nível mais alto de alerta, quando estão notificados mais de 16 mil casos em 75 países.

Este é o ducentésimo quarto dia do ano. Faltam 161 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia

"O mundo é, realmente, um bom lugar pelo qual vale a pena lutar". Ernest Hemingway (1898-1961), escritor norte-americano.