Governo vai continuar a investir, mesmo nos projectos 'invisíveis'
Secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, esteve no 175.º aniversário da Freguesia de São Roque do Faial
A falar 'em casa', o secretário regional das Finanças elogiou o povo de São Roque do Faial que marcou presença em peso na celebração dos 175 anos de elevação a Freguesia daquele território do Concelho de Santana. Rogério Gouveia discursava na cerimónia que hoje assinalou, antecipadamente, essa efeméride, na qual destacou os investimento que têm sido feitos e o elogiando quem continua a optar por ficar nesta terra, com negócios e continuarem a residir.
O governante realçou: "É também por esses que o Governo Regional também tem vindo a lançar investimentos que, muitas vezes, até podem ser criticados por aqueles que se regem apenas por um critério economicista da despesa pública. Há pessoas que, infelizmente, na minha opinião, entendem que nós só devemos investir onde está o grosso da população, para o Governo Regional nada é mais errado do que isso. Nós entendemos e fazemos por isso, pugnamos por isso, tem sido uma das directrizes de todos os programas de governo, os investimentos devem ser levados a toda a região Autónoma da Madeira."
Para Rogério Gouveia esse investimento deve ser feito "de forma integral, sem olhar a critérios economicistas, porque todos os residentes, independentemente de onde habitem, têm direito às mesmas infraestruturas, aos mesmos serviços públicos e à mesma qualidade de vida". E, acrescenta, "é nesse esforço que nós temos vindo a delinear as políticas públicas, que ao nível dos apoios sociais, quer ao nível da política fiscal, nas quais a costa norte também está incluída, mesmo ao nível dos investimentos públicos, não só aqueles que já foram implementados e que estão à vista de todos, alguns dos quais estão em fase de planeamento e de projecção".
Entre os projectos, está a Sidraria local ou a intervenção junto à igreja paroquial de São Roque do Faial, ambas em parceria com a Câmara Municipal de Santana, mas o secretário regional lembrou outros, "muitos deles invisíveis, como é o caso das requalificações na rede de águas efectuadas pela Águas e Resíduos da Madeira que nos últimos quatro anos superam 1,5 milhões de euros. "Obras que as pessoas não sentem, mas que se não tivessem sido feitas, provavelmente poderíamos estar perante uma circunstância que, infelizmente temos visto nas notícias, recentemente noutros concelhos da Região, onde as Câmaras não fazem o seu trabalho, não investem na rede de águas, não investem para diminuir as perdas de água que todos nós sabemos é um bem precioso. É um gesto muito simples quando abrimos uma torneira em casa e temos água, mas se não fizermos o nosso papel um dia poderá acontecer abrirmos uma torneira e não sair água", advertiu.
Rogério Gouveia defende que este à vontade "resulta também numa política responsável na utilização da água, mas no investimento que é preciso fazer, que é muito dispendioso, que não é visível, mas que é muito importante que seja feito", reforça, registando que isso "tem sido feito na Freguesia de São Roque do Faial", como salientou os investimentos da ARM. Mas não se ficou por aí. O governante prometeu que, muito em breve, será feita a "recuperação da estrada regional que atravessa toda a freguesia", uma "obra que está projectada há algum tempo" e que "contamos implementar a muito curto prazo", afiançou.
Garantindo que o Governo está "disponível a colaborar com quem pretende e aceita sentar-se à mesa", seja "no primeiro como no último dia de qualquer mandato, o que nos interessa é o interesse público da população e é para isso que nós trabalhamos", garantiu Rogério Gouveia, na expectativa que, "no próximo ano, num novo aniversário da freguesia", possa estar a falar de "novos investimentos e projectos que forem implementados em São Roque do Faial, que bem merece".