IL considera que "agricultura madeirense está demasiado dependente do subsídio"
José Martins também esteve na Feira Agro-Pecuária da Santa do Porto Moniz.
O Iniciativa Liberal considera que "a agricultura madeirense está demasiado dependente do subsídio" e que esse é um factor que a esta a matar. O partido esteve de visita à Feira Agro-Pecuária da Santa do Porto Moniz e indica não ser contra subsídios, mas diz não gostar do subsídio que cria o dependente.
"E mesmo com esta subsidiação, o que temos, salvo raras e honrosas excepções, é uma agricultura, que ou é de subsistência, ou está pouco acima disso", considera José Martins. O candidato que integra a lista do IL às Regionais de 2023, afirma que "o apoio tem que ser visto no sentido de este proporcionar um ganho de desenvolvimento e não um modo de aumentar o rendimento financeiro imediato do agricultor, de modo a lhe assegurar uma espécie de ordenado".
O papel dos nossos agricultores não deve ser apenas o de meros produtores de alimentos, mas também o de guardiões da nossa ruralidade. São tradição, são paisagem. José Martins
O partido considera que a agricultura está abandonada pelas políticas governamentais, sendo que o pouco que resta "subsiste com dinheiro da Europa, que, como sempre, o Governo finge ser seu". "Temos pouco mais do que subsistência, mesmo quando nos esfregam nos olhos números e valores que não passam de ilusão. Muito poucos conseguem ir para além deste cenário negro em que se tornou a lavoura", termina o IL, afirmando que esta é uma situação que tem de mudar.