Madeira

Madeira queria criar canal promocional na TV Cabo há 23 anos

Consulte neste ‘Canal Memória’ a edição de 2000

None

Corria o ano de 2000 quando o presidente do Governo Regional, à época Alberto João Jardim, avançava com a ideia de ser criado um canal de televisão, disponibilizado na TV Cabo, para promoção do destino Madeira.

Este não era um projecto original, até porque as Canárias tinham semelhante e, por isso, o governante acreditava que poderia ser um bom meio de transmitir informações sobre o arquipélago. Na edição de 21 de Julho de 2000, o nosso matutino dava conta de que este projecto encontrava-se em fase de estudo.

O DIÁRIO acompanhava o presidente do Governo Regional numa visita à Alemanha, mais concretamente a Hannover, onde decorria a Semana da Madeira. O presidente da República iria receber os empresários que participaram na feira, uma vez que a mesma ficou aquém das expectativas proclamadas pela organização alemã.

Hepatite C em Câmara de Lobos

Na mesma edição, o DIÁRIO falava do aumento de casos de Hepatite C em Câmara de Lobos, que se propagava através de sangue, pelo que estava a ser potenciada pelo consumo de produto estupefaciente. Os jovens com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos eram os mais afectados por esta doença.

A população estava a ser acompanhada quer pelo Centro de Saúde como pela unidade hospitalar de doenças infecciosas e pelo Centro de Toxicodependência da Madeira. Não se tratava de uma situação alarmante, mas com tendência crescente, pelo que era recomendada uma intervenção precoce para evitar consequências mais perigosas.

No caso da hepatite B, embora fosse considerada uma situação endémica de Câmara de Lobos, estava com tendência a diminuir, uma vez que estava a ser controlada a transmissão de pais para filhos. Quando a mãe estava infectada e um bebé nascia, era logo administrada a vacina contra a hepatite B.