Madeira

Orçamento Regional já garantiu cerca de 50 milhões de euros para os projectos do PRR

Madeira recebeu cerca de 70 milhões de euros num primeiro adiantamento

O secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, reuniu-se com o secretário regional de Finanças, Rogério Gouveia, na cidade do Funchal 
O secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, reuniu-se com o secretário regional de Finanças, Rogério Gouveia, na cidade do Funchal , Foto MP

A Região Autónoma da Madeira já aplicou cerca de 120 milhões de euros em projectos inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência, foi avançado esta quinta-feira, 20 de Julho. 

Segundo o secretário regional das Finanças, Rogério Gouveia, a Madeira teve acesso a cerca 70 milhões de euros, verba inserida no "adiantamento inicial" do PRR, tendo o Orçamento Regional garantido cerca de 50 milhões de euros para o arranque dos projectos, que posteriormente serão devolvidos. 

"Tivemos um adiantamento inicial que foi distribuído aos beneficiários finais, cerca de 70 milhões de euros, e o investimento adicional está a ser compensado com o Orçamento da Região", disse o governante esta manhã após uma reunião com o secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, na cidade do Funchal. 

Já durante esta tarde, em Câmara de Lobos, o tutelar da pasta das Finanças explicou que o Orçamento Regional já disponibilizou para os projectos do PRR "seguramente uma verba a rondar os 50 milhões de euros de adiantamento". 

O PRR está construído numa lógica de que é pago mediante a factura. Fazemos o investimento, apresentamos o pagamento e há o estorno [devolução] ao tesouro regional. Já sabíamos que seria assim. Rogério Gouveia 

O secretário regional das Finanças enaltece o facto de o PRR permitir adiantamentos da verba, o que numa primeira fase "deu um grande impulso de tesouraria para que os projectos estivessem já na fase de adiantamento em que estão".