É permitido pôr a tocar música alta de madrugada num acampamento?
São cada vez mais as pessoas que procuram fazer férias cá dentro. As serras da Madeira têm sido um escape para muitas famílias, que têm aproveitado o Verão para acampar e realizar jogos ao ar livre, fugindo à confusão da cidade.
Segundo o DIÁRIO apurou, há também quem aproveite a serra para fazer festas ou até despedidas de solteiro, cantando e dançando muitas vezes até de madrugada em zonas florestais. Mas será isto permitido, mesmo tratando-se de um espaço ao ar livre longe de habitações? Tiramos as dúvidas.
Todas as zonas florestais de acampamento e lazer obedecem a regras restritas em relação ao ruído, não sendo assim permitido colocar música alta ou fazer barulho durante a noite.
O Fanal, por exemplo, está classificado como Reserva de Repouso e Silêncio pelo Parque Natural da Madeira, sendo proibido qualquer tipo de ruído e estando os cidadãos sujeitos a coima.
Manuel Filipe, presidente do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), esclarece ainda que não é permitido ruído em espaço florestal desde que haja perturbação da fauna e da flora.
“Tem tudo a ver com uma questão de civismo. Se as pessoas forem acampar e colocarem a tenda por cima de espécies endémicas também vão ser autuadas por destruírem as plantas”, acrescenta.