"Sucesso dos nossos alunos é o sucesso do sistema educativo regional"
Deputado Nuno Maciel abordou, hoje, a temática da Educação
Foi no seguimento de uma reunião com a Secção Regional da Associação de Professores, hoje, que o grupo parlamentar do PSD realçou os bons resultados obtidos pelos alunos da Madeira nos exames finais nacionais do ensino secundários, que envolverem 4.119 estudantes. Falamos de uma melhoria geral face aos resultados obtidos em anos anteriores. Nas 22 disciplinas em que houve candidatos, a Região atingiu média positiva.
"O sucesso dos nossos alunos nos exames nacionais, é o sucesso do sistema educativo regional, é o sucesso da escola pública", referiu o deputado Nuno Maciel, acrescentando que este é o resultado do investimento que tem vindo a ser feito na Educação.
“Investimos na escola pública, com autonomia pedagógica, para promover a transformação e a elevação social da Madeira e do Porto Santo”, reforçou, salientando que, mais do que a obra física, fica a obra social, com a qual se construiu “os novos madeirenses”, contribuindo também para isso a implementação dos projectos pedagógicos diferenciados, geridos ao nível de escola, como as turmas mais, os apoios pedagógicos, a contratação de 15% dos docentes pelas próprias escolas: “São exemplos da autonomia de escola que praticamos e que contribuem para o sucesso educativo dos nossos alunos”, disse.
Além disso, referiu que este sucesso se deve também aos professores, a quem o Governo Regional deu “estabilidade e progressão na carreira". Neste enquadramento, lembrou que, 2a partir de Setembro próximo, teremos 96% dos professores vinculados à Região” e que, “até 2026, serão mais de 30 milhões de euros investidos na recuperação integral do tempo de serviço e na progressão na carreira de todos os docentes”.
Por outro lado, falou da "forte aposta na valorização dos não docentes e no reforço destes profissionais nas escolas”, sendo “mais de 400 novos trabalhadores não docentes, de diferentes áreas, que foram contratados, dando igualmente qualidade e estabilidade à escola pública regional”.