Publicidade e Assessoria de Imprensa são duas das novas disciplinas da UMa
O curso de Comunicação, Cultura e Organizações, leccionado pela Universidade da Madeira, vai sofrer uma remodelação no seu plano curricular, apresentando como novidades as disciplinas de Publicidade e Assessoria de Imprensa. A estas juntam-se ainda as disciplinas de Teoria da Comunicação e Gestão de Redes Sociais.
Numa nota enviada à imprensa, a UMa avança ainda que o corpo docente será reforçado com mais um docente doutorado em Ciências da Comunicação "com vista à melhor preparação dos seus estudantes nesta área". Além disso, o aluno finalista com melhor média de curso receberá uma bolsa de mérito.
"Os licenciados deste curso estão habilitados a exercer funções em diversas organizações de âmbito público e privado, incluindo as de natureza cultural, em áreas como assessoria de comunicação, assessoria de imprensa, assessoria de administração, marketing, produção sociocultural, produção de eventos e secretariado. Poderão igualmente prosseguir estudos em cursos de mestrado nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, nomeadamente em Ciências da Comunicação, Humanidades, Cultura ou Administração", explica.
O 1º ciclo em Comunicação, Cultura e Organizações é composto por seis semestres, o correspondente a 3 anos lectivos, sendo concedido o grau a quem nele obtiver 180 ECTS. "A formação dos alunos passa por uma forte componente académica, orientada para a aquisição de competências práticas e profissionais específicas, tendo como objetivo a aquisição de competências no âmbito das linguagens, dos dispositivos da comunicação e das indústrias culturais, mas também o enquadramento numa perspectiva ampla e interdisciplinar, de reflexão crítica sobre os fundamentos da comunicação, da cultura e sobre as características das formações sociais e organizacionais", indica a Universidade da Madeira.
As provas de ingresso são: Português, Matemática Aplicada às Ciências Sociais e Filosofia (45%) sendo a média do ensino secundário 55% da nota de candidatura.