GR cria fundo de apoio psicológico às viúvas vítimas de violência na África do Sul
O Governo Regional está a preparar a criação de um fundo financeiro para poder apoiar as viúvas vítimas de violência na África do Sul.
A “novidade” foi anunciada pelo director regional das Comunidades e Cooperação Externa à margem de uma entrevista que concedeu ao DIÁRIO e que será publicada na próxima semana antes da realização do Fórum Madeira Global que conta com a presença de mais 300 congressistas vindos de vários pontos da diáspora, um evento presidido por Miguel Albuquerque e no qual também estará o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, além de outras figuras convidadas.
Ao DIÁRIO, Rui Abreu explica que o fundo visa auxiliar as mulheres que necessitam de “apoio psicológico” sendo mais uma forma do executivo madeirense contribuir para eventuais despesas de contratação de psicólogos justamente para ultrapassar as perdas dos maridos que barbaramente foram assassinados na África do Sul.
“Foi uma ideia do presidente do Governo que na última visita que realizou à África do Sul e depois de ter contactado algumas destas mulheres, achou por bem criar esta medida”, complementou ainda do governante.
As autoridades portuguesas estimam que 450 mil cidadãos lusos vivam na África do Sul, a esmagadora maioria de origem da Madeira.