Mais uma machadada no SNS!

São João das Lampas é com Terrugem, sede de freguesia no concelho de Sintra. Ali, está sediado um Centro de Saúde, que até há pouco tempo tinha dois médicos para assistir 11 000 utentes(!). A maioria gente antiga.

Devia ter oito doutores, por lei, para atender 8 500 pessoas. Entretanto, um médico saiu e uma colega está de baixa. Em suma: o Centro de Saúde está entregue a uma equipa de enfermagem... sendo manifestamente curto.

Já houve um amplo protesto na rua, exigindo médicos - sem efeito. Para o ministro da Saúde, que nos avisa bastas vezes para nos dirigirmos àquelas Unidades de Saúde, e bem, antes de recorrermos à urgência hospitalar, estas palavras, neste caso, não fazem sentido, já que desde 31 de Maio não há médicos.

Sentimos com preocupação, que nem toda a gente pode ir à onerosa medicina privada e, parece que esta política quer empurrar os pacientes para a mercantilização da medicina... está em curso, mais uma machadada no SNS!

Vivo aqui há 13 anos e nunca tive médico de família nem vislumbre de tal...

Tenho os meus impostos em dia, não usufruindo destes, para ter acesso ao valioso, essencial e prestimoso - Serviço Nacional de Saúde!

Vítor Colaço Santos