Madeira

Santana é um “bom exemplo” de uma Reserva da Biosfera

None

O secretário de Estado do Planeamento, Eduardo Pinheiro, visitou esta quarta-feira, 19 de Julho, o concelho de Santana, uma das 12 Reservas da Biosfera do País, ocasião para destacar o “bom exemplo” do município.

O governante foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal, pela vereadora com o pelouro do Ambiente e pelo vice-presidente da autarquia, que deram a conhecer o projecto ‘Reservas da Biosfera: territórios sustentáveis, comunidades resilientes’, dinamizado em Santana.

No final do encontro e em declarações ao DIÁRIO, o secretário de Estado do Planeamento frisou que Santana é um exemplo para os financiadores do projecto, a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega: “É um exemplo para a Islândia e para a Noruega, que veem como um bom exemplo, no qual se podem inspirar e trabalhar para o seu próprio território”.

A vereadora com o pelouro do Ambiente, Maria José Silva, afirma que a concretização do projecto Reserva da Biosfera em Santana “foi uma mais-valia”, fazendo um “balanço positivo” ao programa que termina este ano.

Realizamos diversas actividades, desde recolha de memórias, divulgação de tradições que já não se ouvia falar ou que deixaram de existir, a população teve muita envolvida, dando o seu contributo com testemunhos e capacidades. Foi uma mais-valia termos aqui este projecto.  Maria José Silva, vereadora com o pelouro do Ambiente na Câmara Municipal de Santana

Foram realizados dois filmes sobre Reserva da Biosfera de Santana, que serão apresentados à população no final do projecto.

O projecto ‘Reservas da Biosfera. Territórios Sustentáveis, Comunidades Resilientes’ visa a valorização dos territórios, em estreita articulação com as comunidades.

O projecto teve início em Novembro de 2020 e tem uma duração de 30 meses, terminando em Setembro deste ano. É financiado pelo EEA Grants 2014-2021, no âmbito do Programa ‘Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono’ promovido pela Secretaria-Geral do Ambiente e Acção Climática. 

Após o encontro no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santana, o secretário de Estado do Planeamento visitou as casas típicas de Santana, o miradouro da Rocha do Navio e o Parque Florestas das Queimadas.