7.600 recém-nascidos na Região apoiados pelo 'Kit Bebé'
O Governo Regional, através do Instituto de Administração de Saúde (IASaúde) já apoiou, desde 2019, mais de 7.600 recém-nascidos na Região com os cartões 'Kit Bebé', traduzindo num apoio no valor total de mais de 3,6 milhões de euros.
De acordo com a informação do IASaúde, os produtos de bem-estar, os medicamentos de uso pediátrico e as vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação são os produtos que as famílias mais adquirem através do 'Kit Bebé'.
O cartão 'Kit Bebé' permitiu-nos comprar as vacinas necessárias, medicamentos e leite para a nossa filha. É uma boa ajuda, principalmente para adquirir as vacinas Sofia Setim, mãe de primeira viagem e residente no concelho da Calheta
Em Abril deste ano, o executivo madeirense reforçou o valor atribuído ao cartão 'Kit Bebé', passando de 500 para 600 euros, com o propósito de "fortalecer as medidas de apoio à natalidade na Região", conforme esclarece Bruno Freitas, presidente do IASAÚDE. "Tem havido uma preocupação por parte do Governo Regional em reforçar o apoio concedido às famílias. Inicialmente, em 2019, o valor do plafond do 'Kit Bebé' era de 400 euros, tendo posteriormente evoluído para os 500 euros. A realidade socioeconómica, as dificuldades e necessidades acrescidas com a chegada de um novo membro à família e que exigem um maior esforço económico, levaram-nos a reforçar novamente o valor atribuído no 'Kit Bebé', fixando-se actualmente nos 600 euros”, refere.
Outro dos benefícios apontados pelas famílias relativamente ao 'Kit Bebé' consiste no “acesso a vários produtos no momento em que precisamos deles, sem necessidade de adiar a sua compra ou mesmo dispensá-los”, refere Ana Martins, residente no concelho de Santa Cruz, para quem também "a prioridade são mesmo as vacinas que não estão incluídas no Plano Nacional de Vacinação, porém recomendadas pelos profissionais de saúde que nos acompanham”.
Por sua vez, Luís Teles, residente no concelho de Câmara de Lobos, afirma "esta é uma medida muito bem-vinda, pois ajuda todos por igual, não discrimina nenhuma classe. A ajuda que o 'Kit Bebé' proporcionou foi uma mais-valia para o meu agregado familiar”.
O Programa de Saúde 'Kit Bebé' destina-se a todos os recém-nascidos residentes na Região Autónoma da Madeira e pode ser requerido até 6 meses após o nascimento do bebé, nas instalações do IASaúde, através da plataforma https://kitbebe.iasaude.pt/ ou nos serviços administrativos da maternidade do Hospital Dr. Nélio Mendonça.