Jornalista da Radio Free Europe/Radio Liberty preso na Bielorrússia
As autoridades da Bielorrússia prenderam na capital do país, Minsk, o jornalista Ihar Karnei que escreveu para a Radio Free Europe/Radio Liberty (RFE/RL), financiada pelos EUA, revelou a Associação Bielorrussa de Jornalistas.
O jornalista, de 55 anos, foi preso na segunda-feira, tendo o seu apartamento sido revistado e a polícia apreendido telefones e computadores, revelhou a filha, Polina, à Associated Press.
As autoridades não ofereceram uma explicação para a prisão e buscas, segundo a agência de notícias, que lembra que a rádio RFE/RL foi rotulada como extremista na Bielorrússia, e que trabalhar ou divulgar o seu conteúdo é punível com prisão até sete anos.
O grupo Viasna, de direitos humanos da Bielorrússia, relatou que Ihar Karnei foi colocado no centro de detenção pré-julgamento de Akrestina, conhecido pelas más condições e tortura de prisioneiros, e que nem advogados nem familiares têm acesso ao jornalista.
Um total de 36 jornalistas estão atualmente presos na Bielorrússia.
Ihar Karnei foi detido várias vezes enquanto cobria os protestos e, ao contrário de outros colegas, permaneceu na Bielorrússia apesar da repressão.