Será verdade que a época balnear 2023 na Praia do Vigário, em Câmara de Lobos, só abriu hoje?
A Portaria nº 300/2023 que procede, na Região Autónoma da Madeira, à identificação das águas balneares costeiras, fixando as respectivas épocas balneares, bem como à identificação das praias de banhos onde é assegurada a presença de nadadores-salvadores para o ano de 2023, no que à Praia do Vigário diz respeito, indica o período de 1 de Julho a 30 de Setembro de duração da época balnear 2023.
A abertura progressiva da época balnear 2023 (iniciada no dia 1 de Maio) previa, no caso da Região, que o pleno – 27 praias de banhos (vigiadas) – fosse atingido no primeiro dia deste mês de Julho, com a entrada em funcionamento das últimas três das 27 praias vigiadas, caso das praias da Calheta, da Serra de Água/Calheta e do Vigário/Câmara de Lobos.
Acontece que esta última só hoje iniciou a época balnear 2023, o que equivale dizer que só a partir deste dia 18 de Julho a época balnear 2023 fica completa com a entrada em funcionamento/nadadores-salvadores da água balnear que estava em falta, a praia do Vigário, em Câmara de Lobos.
Devido a obras na frente-mar onde se situa esta praia câmara-lobense, localizada junto à foz da ribeira do Vigário, só esta terça-feira foram reunidas condições para arrancar, finalmente, a presente época balnear, que este ano fica necessariamente (muito) mais encurtada em relação ao período de duração oficial da época balnear inicialmente prevista – de Julho a Setembro.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Câmara de Lobos deram nota, nas respectivas páginas da rede social Facebook, da entrada em funcionamento da principal praia do concelho.
“A abertura decorreu hoje, com a afixação do edital de praia e a implementação das adequadas condições de segurança aos veraneantes.
Devido às obras que estão a decorrer no lado nascente, apenas o lado poente da zona balnear da praia do Vigário, é considerada praia vigiada com a presença de dois nadadores-salvadores.
A praia funcionará todos os dias da semana, entre as 10 e as 19 horas, até 10 de Setembro.
A gestão da época balnear na Praia do Vigário é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos ao abrigo de um protocolo com a Câmara Municipal, através do qual a autarquia disponibiliza os recursos financeiros e materiais necessários à garantia das condições de segurança e conforto dos utentes”, noticiaram as duas autarquias locais.
Agora que já se passou quase um mês da chegada oficial do Verão, fica assim completo o ‘mapa’ das 27 praias vigiadas, que é o mesmo que dizer espaços balneares a funcionarem como praia de banhos/edital de praia.
É na ilha da Madeira que estão localizadas a maioria destas qualificadas praias de banhos, num total de 22 águas balneares distribuídas por todos os concelhos, à excepção de São Vicente. Por ordem geográfica eis a localização destas praias vigiadas: Calheta/2; Ponta do Sol/1; Ribeira Brava/1; Câmara de Lobos/2; Funchal/6; Santa Cruz/5; Machico/3; Santana/1; Porto Moniz/1; e Porto Santo/5.
De acordo com a Portaria que procede à identificação de águas balneares costeiras, qualificação das praias de banhos marítimas, duração da respectiva época balnear e identificação das praias de uso limitado, para o ano de 2023, na Região Autónoma da Madeira
Madeira, as últimas praias de banhos a entrar em funcionamento, à excepção do caso de hoje na praia do Vigário, na ilha da Madeira haviam sido as praias da Calheta e a Praia da Serra de Água, ambas no Concelho da Calheta, que iniciaram a época balnear oficial a 1 de Julho (Conforme previsto na respetiva Portaria). Em Porto Santo, esse pleno verifica-se desde o dia 15 de Junho (conforme previsto na respectiva Portaria) com a entrada em funcionamento da praia do Ribeiro Cochino.
De acordo com o previsto na respectiva Portaria, a praia a encerrar mais cedo a época balnear é a Praia da Ponta do Sol, que culmina o período de vigilância a banhistas no dia 11 de Setembro, enquanto que no Porto Santo, a Praia do Ribeiro Cochino, ‘inaugura’ o fim de época balnear 2023 no dia 30 de Setembro.