Biblioteca de Câmara de Lobos modernizada
A Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos (BMCL) vai sofrer até ao final deste ano um ‘choque tecnológico’ com a ajuda do Plano de Recuperação e Resiliência, sendo abrangidos também os Pólos do Estreito de Câmara de Lobos e do Curral das Freitas.
A principal medida vai dotar o espaço localizado no número 5 da Avenida da Autonomia de 26 novos computadores para os utilizadores, destes seis serão encaminhados para o Estreito e quatro para o Curral das Freiras. A par da fase de equipamento de hardware, será feita a ligação em fibra aos paços do concelho, o que vai permitir outras velocidades e capacidade bem para além da actualmente disponível. Até ao final de 2023 será também reformulado o sítio de com novas possibilidades para os utilizadores e para a entidade gestora, a Câmara Municipal.
Esta actualização tecnológica acontece ao abrigo do programa Modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais - Aquisição de equipamentos informáticos, bibliotecas itinerantes on-line e sistemas de informação e catálogos integrados, em 239 bibliotecas públicas. A candidatura foi aprovada. Aproveitando esta modernização financiada pelos fundos do PRR, a Câmara investiu também e vai juntar 14 computadores destinados aos funcionários.
A BMCL abriu ao público em 1980, mantendo desde então a actividade. Entretanto já mudou de casa, sendo hoje um espaço claro e convidativo onde se podem consultar e requisitar livros, participar em actividades e trabalhar. A nova plataforma traz a possibilidade de os leitores fazerem as requisições à distância, por agora é apenas possível reservar as obras, nesta ou nos pólos, , bem como o acesso a jornais e revistas, acesso à lista dos livros mais lidos, notícias e mais. O cartão de leitor também passa a estar à distância de um clique.
Além das possibilidades que se apresentam aos utilizadores, também em termos de gestão haverá novas funcionalidades, em termos de catalogação, de ligação a outras plataformas, fusão de registos, a par da gestão de utilizadores.
Com estas alterações, os servidores deixam também de estar localizados no edifício da BMCL e passam para os paços do Concelho, onde já estão alocados os do Município.