Madeira

Em 1997 as obras da via rápida seguiam a bom ritmo na Cancela

Consulte connosco, neste ‘Canal Memória’, as edições de 1997 e de 1999

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Corria o ano de 1997 quando as obras na via rápida, na zona da Cancela, decorriam a bom ritmo. Na edição de 18 de Julho, a data de 25 de Novembro era apontada para a inauguração desse troço, mesmo antes da concretização das eleições autárquicas.

No entanto, na consulta aos registos do DIÁRIO, é possível perceber que esta inauguração apenas veio a concretizar-se a 6 de Dezembro desse mesmo ano. Na época, Alberto João Jardim fez questão de percorrer, a pé, os 3.100 metros do novo troço que ligava a Boa Nova à cancela.

O troço em questão era composto por “duas vias com 6,5 metros, cada qual, e igualmente cada uma, com duas faixas de rodagem. Conta com dois túneis, o do Pinheiro Grande (375 metros) e o da Cancela (333 metros) e cinco pontes, precisamente as denominadas Ponte do Lazareto-1  (143 metros) e Ponte do Lazareto-2 (113 metros), uma terceira ponte sem nome específico  com 50 metros, a ponte do Pinheiro Grande (70 metros) e a Ponte da Quinta (154 metros)”.

Após o término desta obra, que ainda se considerava ser uma 1.ª fase da via rápida, seria dado início à construção da 2.ª fase. Era considerado um troço menos técnico, pois não implicava a construção de tantas pontes e túneis.

“A partir da zona da Cancela, a via rápida prossegue a jusante do centro do Caniço e a montante da denominada zona da Contrata, até ligar à ponte do Porto Novo”, explicava o DIÁRIO há 26 anos.

Tragédia na família Kennedy

Foi em 1999 que “o último sobrevivente” do clã Kennedy morreu, na sequência de um acidente de aviação. John F. Kennedy Junior pilotava um bimotor, onde seguia a sua esposa e uma cunhada, quando se despenhou.

O pequeno avião foi dado como desaparecido na costa de Long Island, quando seguiam para um casamento. A cerimónia acabou por ser cancelada quando se soube do desaparecimento do avião. Estes dados foram noticiados na edição de 18 de Julho de 1999 pelo DN-Madeira.