Madeira

Funchal é a segunda cidade do país onde é mais caro comprar casa

None

De acordo com um estudo do Idealista, Lisboa é a cidade onde comprar casa é mais caro: o preço mediano fixou-se em 411.472 euros entre Abril e Junho de 2023.  Logo a seguir está o Funchal, onde comprar casa custou 327.879 euros na primavera deste ano. Para viver na capital madeirense, as famílias têm de ter poupanças de quase 100 mil euros para fazer face às despesas iniciais com a compra da casa (20% do valor para a entrada no crédito e mais 10% para outras despesas, como impostos). E têm ainda de auferir 3.605 euros líquidos por mês para conseguir pagar uma prestação da casa de 1.262 euros sem que a taxa de esforço supere os 30%.

Também em Faro e no Porto os agregados familiares têm de ganhar salários líquidos superiores a 3.200 euros mensais para conseguir que a prestação da casa – que é superior a 1.100 euros/mês em ambas as cidades – não represente mais de um terço do rendimento disponível.

Segundo o Idealista, há cinco cidades onde é possível pagar a prestação da casa sem esforço recebendo menos de 1.000 euros líquidos por mês, nomeadamente Portalegre, Guarda, Castelo Branco, Beja e Bragança. Também são estas cidades onde os preços das habitações à venda são mais acessíveis aos bolsos das famílias, uma vez que as casas custam nestas cidades menos de 80 mil euros.

Salário necessário para pagar a prestação da casa em cada capital de distrito

Onde é preciso ganhar mais para pagar a prestação da casa sem esforço?