Madeira

Transacções em terminais de pagamento automático crescem 10,6% na Madeira

Os dados apontados pela Direcção Regional de Estatística (DREM) reportam-se ao 2.º trimestre deste ano e a comparação é feita com o período homólogo

None

Os levantamentos e compras realizados na Madeira com recurso aos terminais de pagamento automático da rede SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) cresceram 10,6%, quando comparado com período homólogo, de acordo com os dados divulgados hoje pela Direcção Regional de Estatística (DREM). 

O maior crescimento verificou-se com cartões internacionais, na ordem dos 17,9%. Nos cartões nacionais, esse aumento foi de 8,7%.

Estes números traduzem transacções no valor superior a 654,7 milhões de euros. "Este crescimento foi maioritariamente impulsionado pelo aumento de 14,3% verificado nas compras através de terminais de pagamento automático (TPA), embora os levantamentos também tivessem subido 2,4% em termos homólogos", adianta a DREM.

Quanto aos pagamentos, estes totalizaram 59,9 milhões de euros, +32,4% face ao período homólogo. "Desagregando os levantamentos em nacionais e internacionais, os primeiros totalizaram, no 2.º trimestre do corrente ano, 170,9 milhões de euros, crescendo 2,8% face ao período homólogo, enquanto os segundos perfizeram 15,3 milhões de euros, registando, ao invés, uma redução homóloga de 2,5%", lemos na informação divulgada. 

Na análise dos dados por município, "no Funchal foram movimentados 403,7 milhões de euros, que correspondem a 61,7% do total da Região", assumindo-se como o concelho com mais movimentos deste género. Em sentido oposto, o Porto Moniz foi o município com o movimento mais baixo, ficando-se pelos 5,4 milhões de euros. Não obstante foi este município que apresentou a variação homóloga mais elevada (+27,6%), em contraponto com Machico que aparece com a variação mais baixa (+4,7%).