Há concelhos na Madeira onde os preços das casas subiram mais de 30% num ano?
Trabalho do Jornal de Negócios reúne dados do Instituto Nacional de Estatística
O aumento dos preços das casas tem sido assunto em destaque nos últimos tempos dada a influência que tem no dia-a-dia dos portugueses. Por todo o país há aumentos significativos nos preços das casas, revelados por vários estudos.
No caso concreto da ilha da Madeira, esse aumento não acontece uniformemente, embora não existam concelho em que o preço das casas aumentou o dobro no espaço de apenas um ano. Num trabalho recentemente publicado pelo Jornal de Negócios é possível perceber que apenas nos concelhos da Ribeira Brava e em São Vicente houve descida no preço das casas, descidas essas de até 10%.
Os dados apresentados têm por base aqueles que são divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). No Funchal, o aumento foi de 20,73%, passando de um valor mediano das vendas no 1º Trimestre de 2022 de 1.799 euros por metro quadrado para 2.172 euros por metro quadrado em 2023.
O maior aumento aconteceu no concelho de Câmara de Lobos, o único na Região com um aumento superior a 30%. Aliás, neste parâmetro, o concelho apresenta mesmo um aumento de 31,24%. Passou de 1.130 euros por metro quadrado para 1.483 euros por metro quadrado.