Santa Cruz investe mais de 24 mil euros para rever Plano Municipal de Emergência
A Câmara Municipal de Santa Cruz vai pagar mais de 24.400 euros para proceder à revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC). O contrato foi adjudicado à empresa COFAC, Cooperativa de Formação e Animação Cultural, crl.
A adjudicação foi feita de acordo com o critério da proposta economicamente mais vantajosa. Este plano conta com a tipificação dos riscos, incluindo cartografia de casualidade e susceptibilidade/risco, com aprofundamento do risco de incêndio rural com as medidas de prevenção a adoptar. Além disso, o documento deve conter os critérios de mobilização e mecanismos de coordenação dos meios e recursos, públicos e privados, utilizáveis.
Os planos de emergência são, no fundo, documentos que reúnem toda a informação necessária sobre os procedimentos a adoptar em situações de risco, seja em caso de graves acidentes ou de catástrofe. Podem ser concretizados a nível nacional, regional, distrital e municipal, especificando a tipificação dos riscos, medidas de prevenção, identificação dos recursos disponíveis, critérios para mobilização dos meios, estrutura operacional e definição de responsabilidades dos diferentes organismos.
Actualmente, numa pesquisa realizada nos meios electrónicos, é possível perceber que o Município dispõe já de um plano desta natureza, mas datado de Fevereiro de 2016, pelo que carece de actualização. Esse documento prevê a actuação em caso de Tempestades; Cheias e Inundações Rápidas; Aluviões; Acidentes Aéreos; Incêndios urbanos; e Incêndios florestais.