Próxima edição do ‘Machetices’ acontece no domingo
A Associação Grupo Cultural Flores de Maio apresenta no domingo, 16 de Julho, pelas 19h30, no Engenho do Norte, Porto da Cruz, mais uma edição do projecto 'Machetices', uma organização da Associação Grupo Cultural Flores de Maio, protagonizado pelo seu grupo Machetinho, com a responsabilidade artística de João Caldeira.
Desde a sua origem, o 'Machetices' tem como objectivo "mostrar e promover a prática dos cordofones madeirenses, algo que faz parte da missão desta instituição, através de um repertório diversificado em termos de género".
O Machetinho, fundado em 2005, é um grupo que promove a prática dos cordofones tradicionais madeirenses através da apresentação de vários estilos musicais, para além da música tradicional madeirense. Actualmente, o grupo conta com 14 elementos, distribuídos por braguinhas, rajões, violas de arame, violas de seis e baixo.
Nesta edição, contamos com a participação especial do grupo 'A Caçoar', da Casa do Povo de Santo António da Serra, que conta com direção artística de Lino Gonçalves. Este é um grupo de cordofones tradicionais madeirenses, formado em 2018, que interpreta repertório do mundo e conta com 16 elementos, com idades compreendidas entre os 8 e os 23 anos. Virgílio Caldeira, presidente da direcção da AGCFM
Os bilhetes terão um custo de 3 euros e poderão ser adquiridos no local, desde 1 hora antes do espetáculo. O evento conta com os apoios da Câmara Municipal do Funchal, da Casa do Povo de Santo António da Serra, da Junta de Freguesia do Porto da Cruz, da Companhia Engenhos do Norte e da Escola Básica do Porto da Cruz.