Instituto para a Qualificação da Madeira promove 1.ª certificação de sete profissionais da construção civil
O Instituto para a Qualificação da Madeira promoveu, esta sexta-feira, 14 de Julho, a primeira certificação de sete profissionais da área da construção civil nas saídas profissionais de técnico de obra e ou condutor de obra.
Este reconhecimento consistiu na realização de uma prova prática de avaliação das competências e conhecimentos dos técnicos de obra e condutores que frequentam o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), no Centro Qualifica do Instituto, desde Novembro de 2022.
Esta prova abrange a realização de vários trabalhos práticos, baseados nas tarefas definidas para o perfil profissional, devendo avaliar os conhecimentos e competências mais significativas dos sete candidatos sujeitos à avaliação de um júri constituído por dois formadores da área, dois técnicos de orientação, um representante da ASSICOM e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção da Região Autónoma da Madeira.
"Com o objectivo de continuar a contribuir para a melhoria das qualificações da população da Região Autónoma da Madeira, alicerçado nas necessidades das empresas do sector da Construção Civil, oferece aos cidadãos uma nova valência de qualificação de adultos, contribuindo para a certificação formal dos profissionais do sector com o nível 4 de qualificação, aproveitando o portfólio de competências que estes já detêm e que foram obtidas e consolidadas por via da experiência", salienta o organismo em comunicado de imprensa.
O RVCC Profissional é um processo que permite aos adultos obterem uma certificação profissional com base na demonstração de aprendizagens realizadas ao longo da vida e de competências adquiridas, através da experiência profissional ou noutros contextos. No Centro Qualifica é ainda desenvolver processos RVCC profissional na saída de electricista de instalações.