Madeira

II Torneio do Oeste promovido pela JSD mobiliza mais de 150 atletas

None

Acontece já amanhã, dia 15, a segunda edição do Torneio do Oeste, dinamizado pela concelhia da JSD Ribeira Brava. No total, mais de 150 atletas inscreveram-se nesta iniciativa que decorre no Estádio Municipal da Ribeira Brava.

Ilton Fernandes, líder da JSD ribeira-bravense, afirma que “esta iniciativa demonstra aos mais jovens que na escola cívica que é a JSD, há espaço para todo o tipo de iniciativas que promovam o estreitar de relações, o conhecimento de jovens com realidades diferentes e em que se podem discutir e encontrar soluções comuns em ambientes informais”, afirmando que na edição transata “imperou o desportivismo e a representatividade da Juventude não só da zona oeste como de toda a Região".

Com mais de 150 atletas inscritos, o torneio decorrerá ao longo deste sábado com a intenção clara de se tornar um marco “no calendário quer da JSD, quer da própria Juventude madeirense”. Além das distinções para os três primeiros classificados, haverá ainda espaço à distinção dos atletas que mais se destacarem no decorrer do evento.

Este ano, o torneio contará com a participação de atletas que actuam na divisão de Honra da Madeira, campeonato promovida pela Associação de Futebol da Madeira. Tal facto, de acordo com Ilton Fernandes, “ficou a dever ao sucesso da primeira edição, tendo despertado o interesse de protagonistas do futebol regional” de se associarem a um evento que alia a prática desportiva à promoção de um estilo de vida saudável.

“Uma vez ultrapassados os constrangimentos da pandemia covid-19, consideramos essencial retirar algumas boas práticas desse período. A adopção de um estilo de vida saudável, recorrendo a uma prática frequente do exercício é a melhor forma de intervenção social que promove não só a saúde e a integração em comunidade”, referiu Ilton Fernandes, para quem o desenvolvimento destas iniciativas é “revelação de que em estruturas políticas de juventude há espaço para pensar política, mas espaço para promover e formar cidadãos ativos, responsáveis e que desenvolvem actividades que promovem o elevador social, tais como o desporto”.

Quanto ao futuro, o líder da estrutura local da JSD Ribeira Brava revelou que este é um torneio que “esgotou” relativamente depressa pelo que pela afluência e sucesso da iniciativa é provável que na próxima edição a mesma “se venha a estender ao longo de todo o fim de semana”.

Por tudo isto, o líder da estrutura de juventude laranja na Ribeira Brava reforça o apelo a uma “participação massiva uma vez que as portas do local estão aberta para quem quiser assistir e acompanhar todas as incidências do torneio e conviver, descontraidamente, com aqueles que “assumiram as despesas” da prática desportiva”, concluiu o Ilton Fernandes.