Madeira

Associação de Defesa do Património da Madeira lança revista 'Alínea'

None

A partir da próxima semana haverá uma nova publicação especializada, no caso a 'Alínea', promovido pela GENUS – Associação de Defesa do Património da Madeira. O lançamento do primeiro número desta revista sobre património, decorrerá num evento a ter lugar na Fundação Princesa Dona Maria Amélia, na Avenida do Infante, 12, Funchal, na p´roxima quinta-feira, 20 de Julho de 2023, pelas 18 horas.

De acordo com a GENUS, a revista 'Alínea' "assinala um ponto de viragem, um outro modo de observar o património edificado de uma geografia arquipelágica, algo indissociável de um território finito, disperso, inventivo com ideossincrasias e aspetos culturais muito próprios e vincados".

Aliás, garante o seu presidente Tomás Freitas que a revista inicia sua publicação com "o mote de uma reativação da crítica sobre o património. Na chamada de trabalhos para este 1.° número da revista, não se assumiram limites nem temas que restringissem as abordagens ao património edificado. Este primeiro número é composto por: 'Restauro e Reutilização de Monumentos: o caso do Hospício da Princesa Dona Maria Amélia', por Rui Campos Matos; 'O património perdido dos letreiros do Funchal', por Rosa Franco Moniz; 'Estatuária urbana do Funchal: Um roteiro pelas estátuas da freguesia da Sé', por Sara Faria; 'Capela de Nossa Senhora da Saúde: uma preciosidade da nossa arquitetura religiosa', por Tomás Freitas; 'Arqueologia em ambiente de obra: o caso da Região Autónoma da Madeira', por Ana Mendonça, Marco Freitas e Alexandre Brazão; e 'A classificação dos Edifícios do Património Moderno', por Emanuel Gaspar".

Estes são os artigos que compõe este primeiro número do 'Alínea' que terá na sua apresentação a professora e artista plástica Teresa Jardim, seguido de uma visita guiada à Fundação Princesa Dona Maria Amélia feita pelo arquitecto Rui Campos Matos. Refira-se que a impressão da revista teve o apoio da Ordem dos Arquitectos Secção Regional da Madeira - OA SRMAD.