Ribeira Brava mantém apoios na área da educação
Para o ano lectivo 2023/2024, as famílias da Ribeira Brava vão continuar a usufruir do pagamento de 40% da mensalidade das creches, jardins de infância ou ensino pré-escolar.
Hoje, em reunião de câmara, a autarquia aprovou por unanimidade a decisão de manter os apoios na área da educação que tem vindo a facultar aos alunos do concelho.
Aos estudantes universitários, tendo em conta o contexto socioeconómico da sociedade e, no âmbito da promoção de medidas de igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, a câmara vai manter a atribuição de uma bolsa de estudo no valor de 550 euros anuais.
O apoio chega também aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário do concelho, através da entrega de um vale de compra de material escolar, sendo o montante de 30 euros para o 2.º e 3.º ciclos e 40 euros para o secundário.
"É apanágio do Município a valorização da educação dos seus jovens, incentivando a educação e a formação para mitigar o risco de abandono e insucesso escolar", informou a autarquia, em nota de imprensa.
O presidente Ricardo Nascimento considera fundamental este apoio às famílias com filhos em idade escolar, por entender que a educação “é um dos factores mais decisivos no desenvolvimento humano que promove o progresso, a integração e a coesão social”, sendo igualmente um “instrumento essencial de renovação, criação e mudança cultural”.
O autarca considera que esta medida simboliza “uma poupança significativa no orçamento das famílias que, desta forma, conseguem ter mais rendimento disponível para outros gastos”.