As minhas opiniões

No DN de 2 de julho de 2023, página 26, em Análise, com o título: "Há gostos que se discutem"; artigo do director do DN, ilustre Dr. Ricardo Miguel Oliveira, estando no último parágrafo o seguinte: Como podem dois dirigentes socialistas, de duas origens distintas, mas pertencentes ao mesmo partido, ter do mesmo grupo hoteleiro duas visões tão dispares?

Eu, José Fagundes, informo que um casal com filhos e filhas, todas as pessoas da família são distintas, e com pontos de vista discordantes. Todavia, a família vive unida e cooperante.

Se as pessoas fossem educadas para se ajudarem umas às outras, respeitando-se mutuamente, o mundo seria melhor.

No DN de 4 de julho do corrente ano, página 4, em EDUCAÇÃO, com o título: "Um em cada quatro alunos a sair do Ensino Básico opta por um curso profissional; estando no 2.° parágrafo o seguinte: "Jorge Carvalho recusa-se a direccionar alunos em função da procura do mercado, desejo assumido na Madeira por parte de sectores que se vêem confrontados com falta de mão-de-obra".

O Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Senhor Jorge Carvalho, tem razão em tomar essa atitude, visto cada ser humano ser único e ter as suas aspirações' para se realizar profissionalmente, noutras actividades profissionais.

No dia seguinte, no DN, página 27, em CRÓNICA, com o título: "O sapo que queria ser boi", texto do Dr. Miguel de Sousa que descarregou a sua bílis do fígado sobre o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, o ilustre e educado Senhor José Manuel Rodrigues.

Em primeiro lugar, esclareço que não há nenhuma comparação entre o ser humano; o sapo e o boi.

O sapo é um batráquio amuro da família dos bufonídeos e o boi é um animal mamífero da família dos bovídeos, ruminante e provido de cornos.

O ser humano é um mamífero dotado de inteligência e possuidor da faculdade da linguagem. É um ser constituído a três níveis: biológico, psíquico e ontológico. Não há comparação alguma.

Informo que o Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Senhor José Manuel

Rodrigues, é o representante do povo do Arquipélago da Madeira e dos Madeirenses espalhados pelo mundo, e deve trabalhar em sintonia com o Senhor Representante da República, Senhor Ireneu Barreto.

José Fagundes