"As populações nas zonas altas estão já cansadas de tantas falsas promessas"
A CDU esteve esta tarde, no concelho de Câmara de Lobos, para uma iniciativa política sobre problemas de desenvolvimento que se acentuam na Região Autónoma da Madeira.
Nas zonas altas de Câmara de Lobos, designadamente, no Garachico, foi apontado por Edgar Silva, coordenador regional, o problema ambiental e de saúde pública decorrentes do facto de os esgotos serem lançados pelas levadas, a céu aberto.
"As populações nas zonas altas estão já cansadas de tantas falsas promessas. No Garachico, durante os últimos 20 anos, os governantes prometeram resolver o problema da falta de saneamento básico. No entanto, passados 20 anos, é revoltante verificar que o investimento público não inclui quem mais precisa", disse.
Segundo Edgar Silva, "as populações, várias vezes e por diferentes meios, reivindicaram justiça social. As populações do Garachico, tal como em tantos outros lugares, esperaram pelo reconhecimento dos direitos ao desenvolvimento e contaram com o cumprimento das promessas feitas pelos governantes".
Para a CDU "se há um grave problema de desenvolvimento é o que representa existirem milhares de pessoas, dezenas de localidades, sem saneamento básico. A dimensão do que comporta este problema ambiental e de saúde pública, no que implica de baixo perfil de qualidade de vida e como problema de desenvolvimento humano e social, esta realidade deveria exigir que este problema fosse uma prioridade emergencial na ilha da Madeira".
"Não tem justificação possível este atraso de vida. Depois de milhões e milhões de euros que foram enviados para a resolução de atrasos no desenvolvimento regional na Madeira, não merecem qualquer crédito os governantes e esta governação que não cumprem com os deveres da resolução destas necessidades básicas das populações", conclui Edgar Silva.