OCM encerra temporada de concertos de câmara no Reid's Palace
Tome nota dos destaques da agenda desta quinta-feira, 13 de Julho
A Orquestra Clássica da Madeira (OCM) encerra esta temporada de concertos de câmara, hoje à noite, pelas 21h30, através de um concerto com o Madbrass5, no emblemático Reid’s Palace A Belmont Hotel.
Francisco José Cardoso , 12 Julho 2023 - 09:52
“Este concerto é o resultado de uma parceria que nós temos com o Reid’s Palace, que é uma parceria que muito nos honra pela qualidade deste parceiro”, começa por explicar ao DIÁRIO, o director artístico da OCM, Norberto Gomes.
Acrescenta que tanto os convidados, solistas e maestro ficam hospedados no hotel e em contrapartida, a Orquestra Clássica da Madeira, proporciona um concerto de música de câmara.
Este será o último concerto desta temporada. Será naquele magnífico espaço do ‘ballroom’, onde transformam o espaço numa sala de concertos e fica mesmo muito bonito. Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira
O Quinteto de Metais MadBrass5 é formado por instrumentistas da OCM e tem como principal objectivo divulgar o repertório original para a formação, assim como a adaptação de várias obras de referência de diversos compositores dos últimos 400 anos da música. “Será um programa brilhante, exuberante e virtuoso, que tem sido muito bem acolhido pelo público que ouve”, transmitiu Norberto Gomes.
Assim, entre as propostas musicais do quinteto destaca-se a interpretação de obras de compositores americanos como Richard Roble, Michael Kamen, Scott Joplin e de J. Ph. Sousa, entre outros e do uruguaio Enrique Crespo.
O MadBrass5 é composto por Mário Pinto e Rui Vidal nos trompetes, Rúben Silva na trompa, Luís Rodrigues no trombone e Fabien Filipe na tuba.
Os bilhetes, que têm o custo de 15 euros, podem ser adquiridos na recepção do referido hotel.
Norberto Gomes menciona que o concerto é tanto para os clientes do hotel, como para todos aqueles que tenham interesse pela música clássica: “Sei que são concertos que têm sempre uma grande procura pelos turistas. Existe em muitas partes do mundo este conceito de grandes hotéis de terem propostas não só de animação, mas também propostas de cultura”.
Divulga ainda que além do Belmond Palace, para a próxima temporada de concertos de câmara, a OCM vai desenvolver uma parceria com a Savoy Signature.
“Teremos uma parceria no Savoy Palace na próxima temporada. São parcerias que muito nos honram e que marcam a diferença em relação ao serviço que nós possibilitamos aos nossos convidados. São artistas que pisam palcos extraordinários, que tocam com orquestras extraordinárias e, desta forma, conseguimos recebe-los de uma forma distinta” Norberto Gomes, director artístico da Orquestra Clássica da Madeira
Já o último concerto a Temporada 2022/2023 terá lugar no auditório do Centro de Congressos da Madeira, no próximo domingo, dia 15 de Julho, pelas 18 horas.
Orquestra despede-se com concerto de Mario Stefano Pietrodarchi, sob a batuta de Gianluca Marcianò
Espectáculo terá lugar no dia 15 de Julho, no auditório do Centro de Congressos da Madeira, pelas 18 horas
Erica Franco , 12 Julho 2023 - 11:29
PROGRAMA
Richard Roble [n 1943] – American Images
Tradicional – Frère Jacques
Traditional – Come Landlord Fill the Flowing Bowl
Enrique Crespo [1941-2020] – Valsa Peruano
Arr. Stephen Bulla - The Quintessential Gershwin
Michael Kamen [1948-2003] – Brass Quintet
Scott Joplin – The Entertainer
Arr. L. Pollack – That´s A Plenty
J. Ph. Sousa [1854-1932] – The Washington Post
OUTROS EVENTOS REGIONAIS
9h00 – Reunião Plenária, n.º82, na Assembleia Legislativa da Madeira;
09h00 às 18h00 - Feira Temática do Artesanato, no Mercado dos Lavradores;
10h30 – A CDU desenvolve uma iniciativa política sobre desigualdades sociais e territoriais que se estão a agravar, no final da chamada ‘Cota 500’;
12h00 - Apresentação da ‘48ª Volta à Madeira em Bicicleta / Marpromed’;
16h30 - D. Nuno Brás vai inaugurar na Sé Catedral um audioguia, que vai permitir o visitante percorrer 14 pontos de interesse dentro da catedral e ver-se envolvido pelo som, pela beleza, pela história, arquitectura e espiritualidade de todo este espaço.
Cátia Teles , 11 Julho 2023 - 16:37
18h30 - Jovens do Bloco Madeira promovem uma viagem de catamarã, com o objectivo de doar parte do bilhete à associação ANIMAD;
19h00 - Concerto da banda Otus Mauli, no Museu de História Natural do Funchal;
EFEMÉRIDES:
Principais acontecimentos registados no dia 13 de Julho:
1911 - Entra em funcionamento a Universidade de Lisboa, instalada transitoriamente na Sociedade de Geografia.
1917 - Terceira aparição da Nossa Senhora de Fátima a Lúcia, Francisco Marto e Jacinta, os três Pastorinhos, na Cova da Iria.
1930 - Começa o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol, no Uruguai.
1943 - II Guerra Mundial. Fracassa a ofensiva nazi alemã em Kursk, na URSS.
1951 - Morre o compositor Arnold Franz Walter Schoenberg , mentor da chamada segunda escola de Viena. Tinha 76 anos.
1986 - O Presidente da República Portuguesa, Mário Soares, pede a comutação da pena de morte a 12 personalidades da Guiné-Bissau ao Presidente Bernardo Vieira
2007- É confirmada a primeira morte em Portugal relacionada com a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jacob.
2021 - O Tribunal Constitucional da Polónia declara que a legislação polaca está acima da europeia em caso de conflito entre ambas, após meses de disputa sobre o assunto entre Varsóvia e as instituições comunitárias.
Este é o centésimo nonagésimo quarto dia do ano. Faltam 171 dias para o termo de 2023.
Pensamento do dia:
"Entre a dor e o nada, escolho a dor". William Faulkner (1897-1962), escritor norte-americano.