ARM alerta para risco de falta de água na Ponta do Sol
Em comunicado enviado à comunicação social, a Águas e Resíduos da Madeira (ARM) refere que verificou, nas últimas semanas, um fornecimento de água "muito acima do habitual a alguns reservatórios que abastecem o Concelho da Ponta do Sol", tendo alertado o município para esta situação.
Este elevado fornecimento de água deve-se ao aumento de roturas e das perdas de água na rede de abastecimento municipal, pelo que a ARM voltou a alertar o município da Ponta do Sol, solicitando que sejam tomadas medidas com a máxima celeridade. A manterem-se os volumes fornecidos actualmente, é expectável que nas próximas horas (durante esta noite ou amanhã de manhã) o reservatório da Levada do Poiso atinja o seu nível mínimo e, consequentemente, falte água a alguns sítios da freguesia dos Canhas, cuja população é servida por este reservatório. ARM.
Acrescenta ainda que, apesar de estar a fornecer a este reservatório municipal "um volume de água superior ao habitual", os volumes que saem para a rede de distribuição acabam por ser superiores ao que entram no reservatório, o que "evidencia a existência de novas fugas "significativas" nas redes", refere a nota enviada pela ARM, acrescentando que recomenda à autarquia "esforços no sentido de as identificar e reparar rapidamente".
A concluir recorda que o "abastecimento ao concelho da Ponta do Sol está dependente exclusivamente do sistema de abastecimento proveniente da Galeria das Rabaças, cujo caudal é limitado, estando neste momento no limite da sua capacidade".