5 Sentidos

Apresentado o livro sobre a vida (des)conhecida de Vicente Jorge Silva

O biografia do antigo jornalista madeirense conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República

None

‘Vidas desconhecidas: Vicente Jorge Silva’ é a nova obra da colecção da editoria Cadmus, chancela editorial da Académica da Madeira, com texto de Rúben Castro e ilustrações de Manuel Salvador Roldán.

A obra de Rúben Castro narra o percurso de vida de Vicente Jorge Silva, que serão lidos com prazer pelos mais jovens e não só, contando episódios pessoais e antigos da vida de Vicente Jorge Silva, algo que o autor conseguiu baseando-se em entrevistas dadas a vários órgãos de comunicação social, e, sobretudo, através de uma longa conversa que teve com a jornalista Isabel Lucas.

O lançamento aconteceu esta tarde, no ‘foyer’ do Teatro Municipal de Baltazar Dias, pelas 18 horas, com a a apresentação de Ricardo Bonifácio, antigo presidente da Associação Académica da Madeira. Além da intervenção do autor Rúben Castro, o evento também contou com a participação do Director Geral Editorial do DIÁRIO e jornalista Ricardo Miguel Oliveira.

Vicente Jorge Silva teve um grande impacto naquilo que foi a imprensa nacional. Teve sempre um desafio e esse desafio foi sempre que a comunicação social fosse independente e honesta Ricardo Bonifácio

Para abordar a temática da comunicação social, Ricardo Miguel Oliveira foi o convidado escolhido. Durante a sua explicação, o jornalista e director do DIÁRIO, começou por dizer que Vicente Jorge Silva, que foi um "jornalista que fez história", era detentor daquilo que "os melhores jornalistas têm: irreverência, um pouco de polémica e uma elevada exigência", frisou. 

Abordando também a sua paixão pelo cinema e os seus outros projectos, entre os quais a experiência na área da política, Ricardo Miguel Oliveira enalteceu que o co-fundador e primeiro director do jornal Público, "tinha uma força indomável", como o próprio Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de sublinhar.

"O quase tudo deixa margem para novas descobertas, algumas bem evidentes nesta biografia", afirmou, acrescentando que esta obra também demonstra aos mais novos o "percurso notável" e "aspectos menos mediáticos" deste antigo jornalista madeirense, que foi, sem dúvida, uma "figura importante no jornalismo português das últimas décadas".

Também o co-autor Rúben Castro explicou ao DIÁRIO, que o livro, que está à venda com o custo de 10 euros, dá um olhar para "as 'traquinices' que o pequeno Vicente fez, as viagens que realizou por Paris e Inglaterra, como foi fundou o Comércio do Funchal e como teve a ideia de criar o Público".

O jovem madeirense, enalteceu ainda que esta colecção das 'Vidas Desconhecidas' pretende contar a história de grandes madeirenses, transmitindo os seus percursos de vida aos mais novos através de uma "espécie de homenagem".